O PRESENTE ARTIGO CONSISTE EM COMPREENDER A APLICAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA QUE OFERECE TEMPO INTEGRAL, CONSIDERANDO AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, ALÉM DE ANALISAR A FORMAÇÃO QUE OS DOCENTES RECEBERAM PARA DESENVOLVER A CITADA PROPOSTA NO ANO DE 2017. A PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA APLICAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. TAMBÉM APRESENTA AÇÕES PARA QUE O DOCENTE EM CONJUNTO COM O NÚCLEO GESTOR POSSA DESEMPENHAR, PARA QUE SUAS AÇÕES CONSIGA SER EFICIENTE, EFICAZ E EFETIVA, NO QUE COMPETE A APLICABILIDADE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA. CONCLUIU-SE QUE OS DOCENTES PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO PEDAGÓGICO COM EXCELÊNCIA, EM COLABORAÇÃO COM O NÚCLEO GESTOR, ELE PRECISA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO, SOBRETUDO NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL, EM QUE EXIGIRÁ DA COMUNIDADE ESCOLAR UMA NOVA FORMA DE VER E AGIR NA EDUCAÇÃO, CONSIDERANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ESTARÃO EM VIGÊNCIA.