Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

INTRODUÇÃO ÀS BASES DE GROBNER.

Palavra-chaves: BASES DE GROBNER, ALGORITMO DE BUCHBERGER, ORDENAÇÃO MONOMIAL Pôster (PO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NO DECORRER DAS DÉCADAS, A INTRODUÇÃO DE COMPUTADOR EM RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA SE TORNOU INEVITÁVEL E A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL QUE SAIBA INTERLIGAR MÉTODOS COMPUTACIONAIS COM A MATEMÁTICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA. PODEMOS CITAR COMO UMA DELAS, É O “ATAQUE” EM TEMAS CLÁSSICOS EM ÁLGEBRA COMUTATIVA, GEOMETRIA ALGÉBRICA E, POR QUE NÃO, DIZER EM PI-ÁLGEBRAS, SIMPLIFICANDO A ABORDAGEM E PROPORCIONANDO CÁLCULOS EFETIVOS. NESSE CONTEXTO, PODEMOS COMEÇAR A ESTUDAR CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BASES DE GRÖBNER E SUAS PROPRIEDADES. ESTE PROJETO SE INICIOU NO PERÍODO DE 2019.1 DA UFCG E FOCA EM DESENVOLVER FERRAMENTAS E RIGOR MATEMÁTICO PARA APLICÁ-LO EM SOFTWARE ESPECIALIZADO EM MATEMÁTICA. O OBJETIVO GERAL É A PREPARAÇÃO DO ALUNO A DESENVOLVER E EXPOR A PESQUISA CIENTÍFICA EM MATEMÁTICA. NESTE TRABALHO IREMOS ABORDAR A MOTIVAÇÃO PARA O SURGIMENTO DESSAS BASES ASSIM COMO ALGUNS CONCEITOS E TEOREMAS LIGADOS A ANÉIS DE POLINÔMIOS EM VÁRIAS INDETERMINADAS E DE IDEIAS MONOMIAIS, DENTRE OS QUAIS DESTACAMOS O ALGORITMO ESTENDIDO DA DIVISÃO, O TEOREMA DA BASE DE HILBERT E O ALGORITMO DE BUCHBERGER. TAL TRABALHO FAZ PARTE DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADO NO PROGRAMA “PET-MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA”, CONTANDO COM A ORIENTAÇÃO DO PROF. DR. CLAUDEMIR FIDELIS, E DARÁ CONTINUIDADE À PERPETUAÇÃO DE ENGAJAR, CADA VEZ MAIS CEDO, O JOVEM ALUNO-PESQUISADOR EM ATIVIDADES QUE ULTRAPASSEM OS LIMITES TRADICIONAIS CURRICULARES.

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