DEMANDAS DO ENEM A PARTIR DA PROPOSTA DE ESCOLA CIDADÃ
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56710 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1109 "inscrito_id" => 1555 "titulo" => "DEMANDAS DO ENEM A PARTIR DA PROPOSTA DE ESCOLA CIDADÃ" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO INVESTIGAR E DISCUTIR SOBRE A PROPOSTA DE ESCOLA CIDADÃ E AO MESMO TEMPO CONHECER OS MECANISMOS UTILIZADOS PELOS DOCENTES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO, PARA QUE EM TEMPO HÁBIL CONSIGAM MINISTRAR OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PARA O ANO LETIVO CONCILIANDO COM OS CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS VISTO QUE, A ESCOLA EM DEBATE POSSUI O MODELO DE ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL. PORTANTO DESSE ESTUDO É PREDOMINANTEMENTE PAUTADO NA INVESTIGAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DOS ESTUDANTES, AUTONOMIA, CONVIVÊNCIA E SOCIALIZAÇÃO PROPORCIONANDO UM AMBIENTE SAUDÁVEL NO ESPAÇO ESCOLAR. A METODOLOGIA DO ESTUDO FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS A SEREM PERCORRIDAS: 1) IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA ESCOLA CIDADÃ RELATAM PARA ABORDAR OS CONTEÚDOS PROPOSTOS NO PROGRAMA DA PROVA DO ENEM E COMO OS MACROCAMPOS CONTRIBUEM/DIFICULTA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS A PARTIR DO PROGRAMA DO ENEM; 2) MAPEAR AS DIFICULDADES RELATADAS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA; 3) ANALISAR O CURRÍCULO DA ESCOLA CIDADÃ VISANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE DOS CONTEÚDOS, A PARTIR DA MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENEM; 4) COMPARAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA EM QUE SE PROPÕE NO PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL DA ESCOLA COM A MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENEM NA PERSPECTIVA DA ESCOLA CIDADÃ. A PESQUISA SERÁ QUALITATIVA DESCRITIVA BUSCANDO RETRATAR A EXPECTATIVA DOS PARTICIPANTES POR DADOS DESCRITOS. A PARTIR DA ANALISE TEMÁTICA, SERAM FORMADAS CATEGORIAS: PRÁTICA DOCENTE, CURRÍCULO, PROPOSTA PEDAGÓGICA, CONTEÚDOS PROPOSTOS E O MECANISMO DOS MACROCAMPOS SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "PROPOSTA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO, MAGROCAMPOS, ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1555_07082019164411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA GABRIELA FREITAS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA GABRIELA" "autor_email" => "amanda33gabriela@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56710 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1109 "inscrito_id" => 1555 "titulo" => "DEMANDAS DO ENEM A PARTIR DA PROPOSTA DE ESCOLA CIDADÃ" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO INVESTIGAR E DISCUTIR SOBRE A PROPOSTA DE ESCOLA CIDADÃ E AO MESMO TEMPO CONHECER OS MECANISMOS UTILIZADOS PELOS DOCENTES DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO, PARA QUE EM TEMPO HÁBIL CONSIGAM MINISTRAR OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PARA O ANO LETIVO CONCILIANDO COM OS CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS VISTO QUE, A ESCOLA EM DEBATE POSSUI O MODELO DE ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL. PORTANTO DESSE ESTUDO É PREDOMINANTEMENTE PAUTADO NA INVESTIGAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DOS ESTUDANTES, AUTONOMIA, CONVIVÊNCIA E SOCIALIZAÇÃO PROPORCIONANDO UM AMBIENTE SAUDÁVEL NO ESPAÇO ESCOLAR. A METODOLOGIA DO ESTUDO FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS A SEREM PERCORRIDAS: 1) IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA ESCOLA CIDADÃ RELATAM PARA ABORDAR OS CONTEÚDOS PROPOSTOS NO PROGRAMA DA PROVA DO ENEM E COMO OS MACROCAMPOS CONTRIBUEM/DIFICULTA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS A PARTIR DO PROGRAMA DO ENEM; 2) MAPEAR AS DIFICULDADES RELATADAS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA; 3) ANALISAR O CURRÍCULO DA ESCOLA CIDADÃ VISANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE DOS CONTEÚDOS, A PARTIR DA MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENEM; 4) COMPARAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA EM QUE SE PROPÕE NO PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL DA ESCOLA COM A MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENEM NA PERSPECTIVA DA ESCOLA CIDADÃ. A PESQUISA SERÁ QUALITATIVA DESCRITIVA BUSCANDO RETRATAR A EXPECTATIVA DOS PARTICIPANTES POR DADOS DESCRITOS. A PARTIR DA ANALISE TEMÁTICA, SERAM FORMADAS CATEGORIAS: PRÁTICA DOCENTE, CURRÍCULO, PROPOSTA PEDAGÓGICA, CONTEÚDOS PROPOSTOS E O MECANISMO DOS MACROCAMPOS SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "PROPOSTA PEDAGÓGICA, CURRÍCULO, MAGROCAMPOS, ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1555_07082019164411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA GABRIELA FREITAS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA GABRIELA" "autor_email" => "amanda33gabriela@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }