A PROPOSTA SE RESPALDA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), INSTRUMENTO PÚBLICO QUE ORIENTA UMA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE QUALIDADE. UMA DAS PAUTAS DA BNCC DISPÕE SOBRE AS COMPETÊNCIAS QUE UM ALUNO DEVE ADQUIRIR E APONTA A IMPORTÂNCIA DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE COMO FORMA DE EXERCITAR A CURIOSIDADE INTELECTUAL. A PESQUISA SE FUNDAMENTA NAS TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO PROCESSO CRIATIVO DO DESIGN E NAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, ESTABELECEU-SE UM ESTUDO DE ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA, VISTO QUE, A NATUREZA DO PROJETO PROPORCIONA UM ESTUDO DO DIÁLOGO ENTRE CRIATIVIDADE, DESIGN E O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS COM O INTUITO DE PROPOR UMA AÇÃO NO ENSINO ESCOLAR PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A INVESTIGAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O CENÁRIO ATUAL, QUE POR SUA VEZ SE APRESENTA COMO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. A PROPOSTA SE TORNA RELEVANTE TENDO EM VISTA QUE A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É UM DOS DEZESSETE OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTABELECIDOS PELA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. O DESIGN, POR SUA VEZ, TEM SE APRESENTADO COMO UMA ATIVIDADE FUNDAMENTAL PARA O ENSINO. É CRESCENTE O NÚMERO DE ESTUDOS QUE ENVOLVEM EDUCAÇÃO E DESIGN. SEUS ASPECTOS INTERDISCIPLINARES E O USO EFETIVO DA CRIATIVIDADE FIGURAM-SE COMO UMA RELEVANTE ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. LOGO, O ARTIGO CONCLUÍ COM UMA TABELA COMPARATIVA ENTRE O DESIGN E AS METODOLOGIAS ATIVAS E UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS COM BASE NESSA INFERÊNCIA.