Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESPERMATECA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, COLEÇÃO BIOLÓGICA, PRÁTICAS DE ENSINO. Comunicação Oral (CO) AT 14: Ciência, Educação e Popularização
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56801
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 826
    "inscrito_id" => 537
    "titulo" => "ESPERMATECA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA"
    "resumo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA É MARCADO, FREQUENTEMENTE, POR AULAS TRADICIONAIS E TEM IMPLICADO DE FORMA NEGATIVA, NA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE DOS ALUNOS EM DECORRÊNCIA DA CARÊNCIA DE RECURSOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS PLANTAS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONFECCIONAR UMA ESPERMATECA PARA INVESTIGAR A EFICIÊNCIA DA COLEÇÃO BIOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ACERCA DO ESTUDO DA BOTÂNICA, ENFATIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PELO MÉTODO DE SELEÇÃO E CONHECIMENTO DA MEDICINA POPULAR DA REGIÃO, FORAM COLETADAS SEMENTES COM USO MEDICINAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA, COM 30 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONSENHOR MANOEL VIERA. ESTES FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESPERMATECA, SENDO ANEXADO PARA CADA ESPÉCIME: O LOCAL DA COLETA, O HÁBITO DA PLANTA E INFORMAÇÕES BÁSICAS RELACIONADAS À MORFOLOGIA, PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DA ESPÉCIE E CARACTERIZAÇÃO APÓS A COLETA DAS SEMENTES. FORAM REGISTRADAS EM FICHA PRÉ-ESTRUTURADA E CERTIFICARAM-SE AS INFORMAÇÕES JUNTO AO HERBÁRIO DO CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. A COLEÇÃO BOTÂNICA FOI UTILIZADA NA SALA DE AULA E ENVOLVEU OS EDUCANDOS, CONTRIBUINDO PARA A MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS DURANTE AS AULAS. ALÉM DISSO, A VIVÊNCIA ESTIMULOU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA TEORIA E NA PRÁTICA. A ESPERMATECA QUANDO UTILIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR, PROMOVE AOS ALUNOS UM MAIOR RENDIMENTO NO APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS, MOSTRANDO-SE EFICIENTE COMO RECURSO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E EFICAZ PARA COMPLEMENTAR AS AULAS TEÓRICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, COLEÇÃO BIOLÓGICA, PRÁTICAS DE ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA14_ID537_31072019141836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO CABRAL HERCULANO"
    "autor_nome_curto" => "DYEGO"
    "autor_email" => "dyego.pb1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56801
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 826
    "inscrito_id" => 537
    "titulo" => "ESPERMATECA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA"
    "resumo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA É MARCADO, FREQUENTEMENTE, POR AULAS TRADICIONAIS E TEM IMPLICADO DE FORMA NEGATIVA, NA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE DOS ALUNOS EM DECORRÊNCIA DA CARÊNCIA DE RECURSOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS PLANTAS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONFECCIONAR UMA ESPERMATECA PARA INVESTIGAR A EFICIÊNCIA DA COLEÇÃO BIOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ACERCA DO ESTUDO DA BOTÂNICA, ENFATIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PELO MÉTODO DE SELEÇÃO E CONHECIMENTO DA MEDICINA POPULAR DA REGIÃO, FORAM COLETADAS SEMENTES COM USO MEDICINAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA, COM 30 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONSENHOR MANOEL VIERA. ESTES FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESPERMATECA, SENDO ANEXADO PARA CADA ESPÉCIME: O LOCAL DA COLETA, O HÁBITO DA PLANTA E INFORMAÇÕES BÁSICAS RELACIONADAS À MORFOLOGIA, PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DA ESPÉCIE E CARACTERIZAÇÃO APÓS A COLETA DAS SEMENTES. FORAM REGISTRADAS EM FICHA PRÉ-ESTRUTURADA E CERTIFICARAM-SE AS INFORMAÇÕES JUNTO AO HERBÁRIO DO CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. A COLEÇÃO BOTÂNICA FOI UTILIZADA NA SALA DE AULA E ENVOLVEU OS EDUCANDOS, CONTRIBUINDO PARA A MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS DURANTE AS AULAS. ALÉM DISSO, A VIVÊNCIA ESTIMULOU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA TEORIA E NA PRÁTICA. A ESPERMATECA QUANDO UTILIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR, PROMOVE AOS ALUNOS UM MAIOR RENDIMENTO NO APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS, MOSTRANDO-SE EFICIENTE COMO RECURSO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E EFICAZ PARA COMPLEMENTAR AS AULAS TEÓRICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, COLEÇÃO BIOLÓGICA, PRÁTICAS DE ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA14_ID537_31072019141836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO CABRAL HERCULANO"
    "autor_nome_curto" => "DYEGO"
    "autor_email" => "dyego.pb1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O ENSINO DE BOTÂNICA É MARCADO, FREQUENTEMENTE, POR AULAS TRADICIONAIS E TEM IMPLICADO DE FORMA NEGATIVA, NA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE DOS ALUNOS EM DECORRÊNCIA DA CARÊNCIA DE RECURSOS DIDÁTICOS RELACIONADOS ÀS PLANTAS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONFECCIONAR UMA ESPERMATECA PARA INVESTIGAR A EFICIÊNCIA DA COLEÇÃO BIOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ACERCA DO ESTUDO DA BOTÂNICA, ENFATIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PELO MÉTODO DE SELEÇÃO E CONHECIMENTO DA MEDICINA POPULAR DA REGIÃO, FORAM COLETADAS SEMENTES COM USO MEDICINAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA, COM 30 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONSENHOR MANOEL VIERA. ESTES FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESPERMATECA, SENDO ANEXADO PARA CADA ESPÉCIME: O LOCAL DA COLETA, O HÁBITO DA PLANTA E INFORMAÇÕES BÁSICAS RELACIONADAS À MORFOLOGIA, PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DA ESPÉCIE E CARACTERIZAÇÃO APÓS A COLETA DAS SEMENTES. FORAM REGISTRADAS EM FICHA PRÉ-ESTRUTURADA E CERTIFICARAM-SE AS INFORMAÇÕES JUNTO AO HERBÁRIO DO CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. A COLEÇÃO BOTÂNICA FOI UTILIZADA NA SALA DE AULA E ENVOLVEU OS EDUCANDOS, CONTRIBUINDO PARA A MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS DURANTE AS AULAS. ALÉM DISSO, A VIVÊNCIA ESTIMULOU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA TEORIA E NA PRÁTICA. A ESPERMATECA QUANDO UTILIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR, PROMOVE AOS ALUNOS UM MAIOR RENDIMENTO NO APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS, MOSTRANDO-SE EFICIENTE COMO RECURSO DIDÁTICO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E EFICAZ PARA COMPLEMENTAR AS AULAS TEÓRICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.