INVESTIGANDO A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: REFLEXÔES INICIAIS
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No primeiro momento, essa investigação junto aos professores da escola parceira, se justificou pelo entendimento do conceito práxis pedagógica, no momento em que os bolsistas puderam refletir sobre a ação desenvolvida em sala de aula permitindo uma ressignificação do que é ser professor(a), ensino, aprendizagem, currículo, aluno(a) e aula. Nesse sentido, nosso objetivo foi perceber como os professores de Biologia estão desenvolvendo sua práxis pedagógica de modo que entendêssemos mais o fenômeno da profissionalização docente. A docência pressupõe uma profissão - a de professor - e torna necessária a profissionalidade, que é definida como sendo um conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor. Atrelada à questão da profissionalidade, encontram-se as concepções de profissionalização e profissionalismo. A primeira se refere ao processo onde se insere a profissionalidade, o processo onde se adquirem as capacidades necessárias para o exercício profissional. 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Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. PIMENTA, S. G.; FRANCO, M.A.S. Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa ação. São Paulo: Loyola, 2008. ZABALA, A. A prática educativa: como pesquisar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 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