Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS EM CLASSE MULTISSERIADA NA ZONA RURAL DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ: A CONTRIBUIÇÃO DOS PIBIDANOS NA ESCOLA PÚBLICA

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A proposta do Programa teve o intuito de contribuir junto aos professores e alunos neste espaço, no que diz respeito, às propostas de atividades pedagógicas diferenciadas, numa perspectiva lúdica. A partir de um diagnóstico da realidade das escolas localizadas na zona rural do referido Município e que trabalham com turmas multisseriadas feito pelos acadêmicos/bolsistas, foi possível perceber a necessidade de se desenvolver ações que possibilitassem um processo de ensino e aprendizagem dos alunos de diferentes níveis de ensino com base em jogos, brincadeiras e estratégias que facilitassem a construção do conhecimento dos sujeitos nesse contexto. Nesse sentido, inicialmente foram discutidos textos que abordaram temas como o lúdico, a formação do professor, a educação do campo, focalizando os espaços da multissérie, no intuito de subsidiar os acadêmicos em suas ações propostas no Projeto. A partir desses debates teóricos, planejamos coletivamente com os professores da escola selecionada, todas as ações que iriam ser desenvolvidas durante o ano letivo. E assim as atividades de contação de histórias, construção do livro da vida, horta comunitária, entre outros, foi ganhando forma e cor ao serem apresentadas à turma de alunos, onde se mostraram muito interessados e motivados em participar de tudo o que era proposto. Entendemos assim que a brincadeira insere-se no universo que envolve as crianças, apresentando novas informações e partindo do olhar que ela tem da realidade que a cerca. A partir desta análise, fica nítida a importância de agregar o lúdico, as brincadeiras, os jogos em sala de aula, considerando nesse processo o contexto da escola multisseriada, sem desconsiderar as vivências e experiências prévias dos alunos. Segundo Miranda (2011, pg.25) o jogo pressupõe uma regra, o brinquedo é o objeto manipulável e a brincadeira, nada mais que o ato de brincar com o brinquedo ou mesmo com o jogo. Jogar também é brincar com o jogo. O jogo pode existir por meio do brinquedo, se os 'brincantes' lhe impuserem regras. Percebe-se, pois, que jogo, brinquedo e brincadeira tem conceitos distintos, todavia estão imbricados; ao passo que o lúdico abarca todas eles. Assim, a inclusão do lúdico nas ações educativas trabalhadas na escola multisseriada, tem como base um conceito educacional que agregue muito mais do que aprender por métodos já conhecidos e pré-estabelecidos, mas numa perspectiva de que a criança por si só crie cognitivamente sistemas de aprendizagens. Para que esta ação seja possível é necessário que os profissionais que atuam nesses espaços tenham domínio de como inserir a ludicidade no seu fazer pedagógico, de modo que apresente concretamente a relação entre o brincar e a construção do conhecimento. Para Carneiro e Dodge (2007, p. 91) para que a prática da brincadeira se torne uma realidade na escola, é preciso mudar a visão dos estabelecimentos a respeito dessa ação e a maneira como entendem o currículo. Isso demanda uma transformação que necessita de um corpo docente capacitado e adequadamente instruído para refletir e alterar suas práticas. Envolve, para tanto, uma mudança de postura e disposição para muito trabalho. Sabemos que desenvolver atividades lúdicas e diferenciadas em classes multisseriadas é um desafio na docência do professor, mas não é um fator impeditivo. É necessário comprometimento, criatividade e vontade de transformar uma realidade que é difícil, é precária, mas também representa uma oportunidade de fazer o diferente, de oferecer condições para que as crianças da escola cresçam como sujeitos históricos e conhecedores de sua realidade. Outro fator importante a ser considerado nesse processo, é a relevância e a necessidade de estreitar a parceria entre a Universidade e a educação básica, uma vez que oportunizou aos alunos do Curso de Pedagogia, envolvidos no PIBID, uma inserção no cotidiano da escola pública e num espaço diferenciado como a escola da zona rural. Entendemos assim, que a relação entre teoria e prática se faz necessário na formação dos futuros profissionais de educação e Programas como esse acima citado, fortalecem essa busca constante no interior da graduação e no Curso de Pedagogia de nossa Universidade Pública. As escolas localizadas na zona rural no Município de Igarapé Açu necessitam de apoio e contribuições da Universidade e de seus acadêmicos, no sentido de auxiliar a prática docente nas turmas multisseriadas, percebida como um espaço de aprendizagem e que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio afetivas e intelectuais dos alunos, entendemos que a ludicidade se insere com o objetivo de promover, com espontaneidade, atividades de caráter didático-pedagógico levando a criança a desenvolver-se em amplos sentidos. PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Classes Multisseriadas, Formação Docente, Práticas Pedagógicas REFERÊNCIAS: HAGE, Maria do Socorro Castro (Org). PIBID: Experiências inovadoras do diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. Editora CRV. Curitiba. 2016. HAGE, Maria do Socorro Castro & PATRICIO, Rafael Silva (Orgs). Formação de Professores em múltiplas realidades: aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas, CRV, Curitiba, 2017. CARNEIRO, Maria Ângela Barbato e DODGE, Janine J. A descoberta do brincar. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2007. MIRANDA, Simão de. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries inicias. São Paulo: Papirus, 2001. . "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

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A proposta do Programa teve o intuito de contribuir junto aos professores e alunos neste espaço, no que diz respeito, às propostas de atividades pedagógicas diferenciadas, numa perspectiva lúdica. A partir de um diagnóstico da realidade das escolas localizadas na zona rural do referido Município e que trabalham com turmas multisseriadas feito pelos acadêmicos/bolsistas, foi possível perceber a necessidade de se desenvolver ações que possibilitassem um processo de ensino e aprendizagem dos alunos de diferentes níveis de ensino com base em jogos, brincadeiras e estratégias que facilitassem a construção do conhecimento dos sujeitos nesse contexto. Nesse sentido, inicialmente foram discutidos textos que abordaram temas como o lúdico, a formação do professor, a educação do campo, focalizando os espaços da multissérie, no intuito de subsidiar os acadêmicos em suas ações propostas no Projeto. 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