Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O CURSO DE LETRAS PARFOR/UFPA: A NARRATIVA DO GRADUANDO – LEITOR COMO ESPAÇO DE NEGOCIAÇÃO DO SIGNIFICADO DO OBJETO DE LEITURA.

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O trabalho representa parte dos resultados da tese de Doturorado, o qual tem como objetivo compreender o discurso da sujeitificação do Graduando-leitor em processo de Formação no Curso de Letras - habilitação Língua Portuguesa, modalidade PARFOR/UFPA. As relações de interpelação dos objetos de leituras do Curso de Letras estabelecendo um espaço de negociação com os significados do acervo de objetos de Leituras contidos na Trajetória de Formação do Graduando-Leitor, durante a realização do Curso de Letras. E circulou na seguinte problemática: como o discurso da sujeitificação do Graduando-leitor é manifestado em processo de Formação no Curso de Letras - habilitação Língua Portuguesa, modalidade PARFOR/UFPA? O diálogo teórico esteve articulado da seguinte maneira: no campo do Discurso Diálógico Bakhtin (1997 e 2003), negociação do significado do sujeito de Bruner (1990, 1997, e 2001) e ZABALA (1998), atividade de leitura de Freda Indursky (1998), e escuta biográfica do leitor na Formação Docente Petit (2009 e 2013), Larrosa (2006). O encaminhamento metodológico foi construído por meio de entrevistas biográficas em que possibilitou a formação de um corpus de nove (09) entrevistas com os graduandos de Letras do sexto (6º) semestre, na condição de sujeito - leitores, capazes de elaborar sua narrativa acerca da propriedade discursiva da sujeitificação do Graduando-Leitor do Curso de Letras a partir da interação com espaço na Formação Docente. Os resultados alcançados com a propriedade discursiva da sujeitificação do Graduando-Leitor (a consciência adquirida no Espaço de Formação por meio do objeto de leitura): a) indicativo de menor ressignificação - Latim e as obras do Cânone da Literatura Portuguesa e Brasileira; b) indicativo de maior ressignificação - os contos infantis e textos acerca da Análise do Discurso; e c) indicativo de nova construção biográfica na experiência do Graduando - Leitor, a partir da negociação do ingresso do novo significado do Curso de Letras na experiência do Graduando - Leitor.

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