FERNANDES, Cristina Soares. Google forms e a prática docente: contribuições. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/52202>. Acesso em: 22/11/2024 17:18
GOOGLE FORMS E A PRÁTICA DOCENTE: contribuições, possibilidades e limitações de uso da ferramenta para o ensino e a prática docente na perspectiva dos professores do Curso de Pedagogia da UNITINS CristinaSoares Fernandes/crysharvy@gmail.com/IFTO-Araguatins Francislenedos Santos Tavares/IFTO-Araguatins Rogério Pereira de Sousa/IFTO-Araguatins Natália Nascimento Leôncio/IFTO-Araguatins Ramásio Ferreira de Melo/IFTO-Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem Agência Financiadora: CAPES - Programa Residência Pedagógica Resumo Os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas resultaram em mudanças significativas em vários âmbitos da sociedade, influenciando desde a cultura, a economia, e sobretudo a educação, que passou a apresentar novas necessidades e responsabilidades (DOURADO et al., 2014). O público que atende agora, os chamados nativos digitais, têm dificuldades, potencialidades e limitações diferentes dos alunos de duas ou mais décadas atrás, uma vez que mudaram as formas como são construídos o pensamento e o conhecimento. Diante desse novo cenário, as necessidades das escolas, professores e estudantes estão essencialmente baseadas na adequação aos novos modelos de aprendizagem e comunicação, visto que a escola deixou de centrar seus processos educativos unicamente na utilização de ferramentas como o quadro, o giz e os livros não, porém, desmerecendo a importância desses, mas utilizando-se de outros recursos tecnológicos, como os digitais, midiáticos e audiovisuais para a diversificação das aulas, e potencialização do ensino e da aprendizagem (BARROS, 2007). Em vista disso, esta pesquisa objetiva analisar e compreender as contribuições, aplicabilidades e limitações de utilização da ferramenta Google Forms, como estratégia para a realização da prática docente e verificação da aprendizagem, na perspectiva dos professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). As escolas e professores devem frente a realidade atual, repensar e redesenhar seus currículos e práticas pedagógicas, incorporando a estes as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), pois assim como afirma Otto (2016), a utilização desses recursos dentro de sala de aula, podem contribuir para que os alunos se interessem pelo conteúdo, uma vez que é facilitado o entendimento da complexidade dos assuntos, bem como a garantia de uma sala de aula mais dinâmica, interativa e interessante, que visa contribuir para um ensino mais diversificado e atraente, capaz de potencializar as capacidades dos educandos, para que possam agir crítico, reflexiva, criativa e ativamente na realidade da qual fazem parte, Entretanto, para que as tecnologias digitais sejam inseridas na educação, faz-se necessário entre outros, um planejamento adequado, que considere as realidades das escolas, professores e alunos, visto que, em muitos dos casos, as escolas não possuem o aparato tecnológico necessário e quando os possuem, pode existir uma resistência em aceita-las, uma vez que alguns professores sentem dificuldades em aceitar e empegar uma abordagem educacional que não vivenciaram (FERNANDES et al., 2013), ou ainda não possuem a capacitação e fluência necessárias a utilização dos recursos tecnológicos digitais (SILVA et al., 2018). Em prol dos objetivos supracitados, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de uma oficina com duração de 04 horas, oferecida a 15 docentes do curso de pedagogia da UNITINS - Campus Araguatins. Em um primeiro momento foi realizada uma discussão acerca da aplicabilidade da ferramenta Google Forms no ensino. Posteriormente foi apresentada a ferramenta, suas funcionalidades e contribuições para pratica pedagógica, visando a construção de formulários de avaliação de aula e conteúdo. Após o momento de criação, os docentes realizaram a visualização dos próprios formulários. De mesmo modo, ao termino da oficina, foi enviado aos docentes participantes, por meio do aplicativo WhatsApp, um link referente ao formulário de avaliação da oficina. Tendo eles, um prazo determinado para o preenchimento do formulário, construído com questões 6 objetivas e 9 subjetivas, distribuídas em seção 1, na qual eram feitos questionamentos acerca do perfil dos docentes respondentes e, seção 2, composta por questões cujo objetivo era analisar a opinião desses docentes acerca das contribuições da ferramenta Google Forms para os processos de ensino e aprendizagem. A análise das respostas desse formulário teve caráter quanti-qualitativo, e revelaram que 80% dos respondentes exercem a função de professor e estão em atuação no presente momento, porém, em todos os anos de carreira, nunca utilizaram dentro ou fora de sala de aula, uma ferramenta semelhante ao Google Forms, sobretudo por não conhecerem a ferramenta e/ou não possuírem fluência na utilização das TDIC. Elencaram ainda, como principais contribuições dessa ferramenta para os processos educativos, a possibilidade de dinamização das aulas, por meio por exemplo, da análise via formulário de um filme passado em sala, tendo o professor feedback em tempo real, envolvendo os estudantes, e os tornando protagonistas do processo de aprendizagem. E ainda a possibilidade de verificação dessa aprendizagem, por meio da análise dos resultados das respostas dos alunos. De mesmo modo, todos os entrevistados afirmaram não terem encontrado nenhuma limitação na ferramenta, mas sim no seu trabalho, que poderia por vezes ter sido facilitado pela utilização dessa ferramenta, e que precisam praticar para melhor aproveitarem e conhecerem todas as funcionalidades e possibilidades do Google Forms. Quantos as possibilidades da ferramenta, destacaram que por meio da utilização dela, poderiam inserir em suas práticas pedagógicas, diversas metodologias ativas, tais como; sala de aula invertida, instrução por pares e o ensino sob medida. Sendo assim, frente as novas necessidades da educação, para que haja a significância da aprendizagem dos alunos, é necessário que haja antes, o rompimento dos paradigmas tradicionais de ensino e de aprendizagem. É preciso que sejam consideradas as vivências, necessidades e realidades de alunos e professores, para que possam participar conjunta e ativamente dos processos educativos. Palavras-chave: Educação, Google Forms, Tecnologias. Referências BARROS, D. M. V. Formação continuada para docentes do Ensino Superior: O virtual como espaço educativo. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 7, n. 20, p. 103-122, jan./abr. 2007. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 10 set 2018. DOURADO, I. F.; SOUZA, K. L.; CARBO, L.; MELLO, G. J.; AZEVEDO, L. F.Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática. UNOPAR, Londrina, v. 15, dez. 2014. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018. OTTO, P. A. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do ensino fundamental I. Florianópolis, SC. agos. 2016. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018. FERNANDES, G. C.; ALVES, L. S.; OSAKA, O.T.; ANDRADE, T. R.O.; DORNELAS, G. N.; SIQUEIRA, M. T. P. O uso da tecnologia em prol da educação: importância, benefícios e dificuldades encontradas por instituições de ensino e docentes com a integração novas tecnologias à educação. Valença, v.6, n1. jan/dez. 2013. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018. SILVA, M. E. S.; MEIRA, A. C. G. A.; JÚNIOR, E. A. Q.; FRANCISCO, T. J. Uma reflexão sobre o uso do google forms na educação. Seminário de Iniciação Cientifica. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí. 2018. Disponível em: Acesso em: 10 set 2018.