ALVES, Antonia Maria. A formação dos professores de ciências. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/51766>. Acesso em: 22/11/2024 17:15
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS, EM PARNAIBA-PI, NO ÂMBITO DA LEGISLAÇÃO Antonia Maria Alves /antoniaama937@gmail.com/UFPI-Campus Parnaíba Diego Almeida de Freitas/UFPI- Campus Parnaíba Jordania Nunes Cardoso/UFPI- Campus Parnaíba Manoel Bruno Alves Sales/UFPI- Campus Parnaíba Raimundo Nonato Gomes Reis/UFPI- Campus Parnaíba Francinalda Maria Rodrigues da Rocha/UFPI- Campus Parnaíba Eixo Temático: (Políticas educacionais, avaliação e Currículo - com ênfase nas novas demandas curriculares para a formação de professores e para a docência no cotidiano das escolas de educação básica.) Resumo No cenário atual, a formação dos professores ocorre em torno de debates, sobre métodos de ensino-aprendizagem; e de cunho estrutural dispostas pelo sistema educacional brasileiro. Contudo, esse processo vem sendo observado na pratica que as metodologias tradicionais não condiz com a legislação na formação. Devido à ausência de incentivos à formação continuada, os professores do Ensino Fundamental encontram desafios para contribuir nesse processo. De acordo com Gatti (2008) As leis de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) 9.394/96, trata a formação dos docentes, como um processo que vem passando pelo crescimento nos aspectos de modalidade de ensino, no que se refere a formação continuada dos professores ou seja um avanço frente a perspectiva de ensino e suas garantias a esses heróis da educação brasileira. Com isso, ao se observar a prática pedagógica na educação em diferentes aspectos, relacionando-a com a formação continuada dos docentes, é preciso conhecer o ambiente educacional que o docente está inserido, com o apoio da legislação, em alternativas de discutir o papel do professor e sua formação (MAGALHÃES; AZEVEDO 2015). Por isso, se faz urgente que nos cursos de licenciaturas ocorra o contato com a realidade escolar, de modo a expressar um pensamento crítico a respeito da sua formação como profissional e suas respectivas habilidades pedagógicas. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos professores de ciências, em duas escolas públicas de Ensino Fundamental, em Parnaíba-PI, em acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). Mas o seu campo de trabalho foi se limitando na atuação perante ensino. Desse modo, foram entrevistados três professores de ciências, do sexto ano, em duas instituições de ensino. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário, com questões abertas e fechadas. Nos questionários foram obtidas informações sobre o perfil e a formação do professor para entender como se encontra a aplicabilidade da legislação na formação docente. A discussão dos resultados se basearam inicialmente por meio do perfil dos entrevistados onde pode-se verificar que os professores possuem mais de 10 anos de formação e de atuação em Ciências Biológicas do sexto ao nono ano. Diante do perfil dos professores apresentados percebeu-se que corrobora como que está prescrito na (LDB) Artigo 62 sobre a formação mínima para atuar como docente, far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação (BRASIL,2017). Na segunda parte do questionário foi pesquisado sobre a formação dos professores. Quando perguntado a respeito do planejamento das aulas foi verificado que acontece entre os educadores e que entendem a sua importância para direcionar seu trabalho, proporcionando aos alunos uma aula de melhor qualidade. Em concordância LIBÂNEO (2004) afirma que, o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Após a realização da amostragem ficou notável que nas instituições de ensino os resultados foram similares. Com análise das respostas foi possível verificar que os docentes são claros quanto a falta das políticas educacionais e a desvalorização da sua profissão na sociedade, fazendo uma observação critica ao sistema educacional responsável pela sua formação. Além disso, permitiu refletir que a escola é uma unidade muito complexa, composta por partes que se articulam entre si e que cada divisão é importante para uma educação mais efetiva. Nesse sentido, ficou claro que a formação dos professores é de suma importância para o desenvolvimento educacional dos alunos e que este processo, para seu êxito, necessita da integração mútua entre a escola e a família. Além disso, as questões abrangidas neste questionário possibilitou a fomentação da consciência de ensino, no âmbito da formação dos estudantes de Licenciatura em ciências biológicas, sendo que atividades deste nível possibilita uma mudança de postura no paradigma educacional e na sua formação como profissional atuante frente aos conteúdos pragmáticos, buscando consequentemente soluções positivas no âmbito educacional, nesse contexto a disciplina legislação e organização da educação básica possibilitou uma visão ampla do senário geral de formação inicial dos professores. Palavras-chave: Educação, Formação, Legislação. Referências BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. - Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. GATTI, B.A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5ª ed. Goiânia, GO: Alternativa, 2004. MAGALHÃES, L.K.C.; AZEVEDO, L.C.S.S. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 15-36, jan.-abr., 2015.