Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

METODOLOGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS

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O ensino de ciências atualmente mostra-se muito escasso então requer do professor habilidades que despertem o interesse do aluno, para que se obtenha melhores rendimentos. A prática docente é cercada de desafios, superá-los é essencial para que o desempenho dos alunos seja satisfatório. As metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores refletem diretamente no aprendizado do aluno, por isso é importante conhecê-las. Esse texto objetiva investigar as metodologias apresentadas pelos professores de ensino fundamental nas aulas de ciências. Para isso, fizemos uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio de observações e entrevista realizada com 3 professores de uma escola de ensino fundamental e avaliação bibliográfica, e como referencial teórico utilizamos as leituras de John Scheid (2016), Alves (2013), Pirola (2010), dentre outros. John Scheid (2016) nos apresenta os desafios encontrados no ensino de ciências naturais no século XXI, expondo a educação científica e qual a influência dela no ensino de ciências e como a formação do docente se relaciona com ela. Procurar entender os desafios enfrentados pelos professores é de suma importância, pois assim teremos artifícios para conseguir solucionar os problemas existentes na educação escolar. Conhecer as metodologias utilizadas por eles é uma boa forma de entender e se aproximar da realidade escolar, que acontece no dia-a-dia dentro da sala de aula. No ensino básico, faz-se necessário que algumas práticas do ensino tradicional sejam deixadas de lado e, sejam melhor aprimoradas, considerando em meio a isso que as práticas pedagógicas dos professores contribuem de maneira bastante significativa para o conhecimento e a aprendizagem dos alunos, e também em encontro a isso os recursos e elementos utilizados em complemento a contextualização dos assuntos e temas específicos a serem tratados em sala de aula. Diretamente ligado a esse contexto está também a maneira de como o docente está em constante observação de como os alunos conseguem atingir certos conhecimentos e competências de acordo com os métodos e as novas formas de abranger o conteúdo, buscando inovar sempre e alcançar cada vez mais um entendimento satisfatório da maioria dos discentes em sala de aula. Ao investigar a realidade vivenciada dentro da sala de aula e as metodologias que são necessárias a serem utilizadas pelos docentes, observasse que é necessário vincular a realidade do aluno com o conteúdo exposto, pois haverá uma melhor compreensão e então poderão vincular o conhecimento científico e o senso comum, já que aprendizagem significativa é um modelo em que uma informação atribuída a uma pessoa é relacionada aos conhecimentos em que ela já tem em sua estrutura cognitiva, ou seja, essa forma de aprendizagem faz com que o aprendiz envolva o tema que está sendo falado no momento, com os conhecimentos prévios, para gerar um novo conhecimento. É necessário que professor procure novas metodologias para repassar o conhecimento, que cativem os alunos e desperte neles a vontade para descobrir a ciência. Na sala de aula é essencial ao professor instigar o aluno a gerar um pensamento crítico e reflexivo, propondo atividades que faça o aluno propagar seus pensamentos. A partir das observações e das entrevistas, percebemos que as metodologias utilizadas não remetem a novas práticas de ensino atuais, até mesmo pelo fato de muitos docentes seguirem as metodologias que lhes foram passadas quanto discentes estarem diretamente relacionadas com esse cunho de metodologia; outras vezes, por não acreditarem no potencial dos discentes ao relacionarem seu aprendizado às suas condições e vivências diárias que são muitas vezes vulneráveis em alguns pontos, como por exemplo, questões sociais. Então, os professores utilizam do que podem para realizarem suas aulas e aproximarem ao máximo o conhecimento científico da realidade do aluno e sempre adequando as teorias científicas para o melhor entendimento do conteúdo por ele. Dentre os mais utilizados, tivemos: o livro didático como a principal fonte para o estudo de ciências naturais; questionários para saber qual o conhecimento do aluno sobre o conteúdo abordado; a realização de aulas práticas e dinâmicas não são realizadas da maneira que seria desejada pelos professores e que seria necessário para o melhor aprendizado pelo aluno. Concluímos que ainda é necessário fazer uso de mais pesquisa no ensino para que assim possamos encontrar quais as barreiras que impedem o aprendizado mais satisfatório por parte dos alunos, bem como metodologias que possuam um alcance de aprendizado e conhecimento mais efetivo e acomodado. Analisando também situações que incentivem e instiguem os professores a realizarem novas experiências com metodologias diversificadas, no que se refere às carências e dificuldades apresentadas por eles em seu dia a dia que tornam esse aspecto muito precário em diversas salas de aula e instituições de ensino e que envolvem todo um conjunto de indivíduos, do docente até aos gestores da escola, até os órgãos maiores como as secretarias de educação. Palavras-chave: Ensino de ciências, metodologias, ensino fundamental. Referências ALVES, Vanda; MORAIS, Ana Maria. Currículo e práticas pedagógicas: uma análise sociológica de textos e contextos da educação em ciências. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v.26, n.1, p.219-251, 2013. Disponível em: . Acesso em 17 set. 2018. JOHN SCHEID, Neusa Maria. Os desafios da docência em ciências naturais no século XXI. Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Bogotá, n. 40, p. 277-309, Dez. 2016 . Disponível em: . Acesso em 17 set. 2018. 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O ensino de ciências atualmente mostra-se muito escasso então requer do professor habilidades que despertem o interesse do aluno, para que se obtenha melhores rendimentos. A prática docente é cercada de desafios, superá-los é essencial para que o desempenho dos alunos seja satisfatório. As metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores refletem diretamente no aprendizado do aluno, por isso é importante conhecê-las. Esse texto objetiva investigar as metodologias apresentadas pelos professores de ensino fundamental nas aulas de ciências. Para isso, fizemos uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio de observações e entrevista realizada com 3 professores de uma escola de ensino fundamental e avaliação bibliográfica, e como referencial teórico utilizamos as leituras de John Scheid (2016), Alves (2013), Pirola (2010), dentre outros. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

METODOLOGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS Alessandra de Sousa Gonçalves [1] / alessandrasg2017@gmail.com / Universidade Federal do Cariri Maria Rosiane Queirós Silva[2] / rosianyqueiros38@gmail.com / Universidade Federal do Cariri Wégilla Pinheiro Inácio[3] / wegillapinheiro@gmail.com / Universidade Federal do Cariri Francione Charapa Alves [4] / francione.alves@ufca.edu.br / Universidade Federal do Cariri Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: PIBID/CAPES Resumo Neste artigo traremos uma discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino de ciências naturais na educação básica, anos iniciais do fundamental, analisando suas práticas docentes e a relação de ensino aprendizagem, focando na metodologia utilizada dentro da sala de aula por eles. O ensino de ciências atualmente mostra-se muito escasso então requer do professor habilidades que despertem o interesse do aluno, para que se obtenha melhores rendimentos. A prática docente é cercada de desafios, superá-los é essencial para que o desempenho dos alunos seja satisfatório. As metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores refletem diretamente no aprendizado do aluno, por isso é importante conhecê-las. Esse texto objetiva investigar as metodologias apresentadas pelos professores de ensino fundamental nas aulas de ciências. Para isso, fizemos uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio de observações e entrevista realizada com 3 professores de uma escola de ensino fundamental e avaliação bibliográfica, e como referencial teórico utilizamos as leituras de John Scheid (2016), Alves (2013), Pirola (2010), dentre outros. 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No ensino básico, faz-se necessário que algumas práticas do ensino tradicional sejam deixadas de lado e, sejam melhor aprimoradas, considerando em meio a isso que as práticas pedagógicas dos professores contribuem de maneira bastante significativa para o conhecimento e a aprendizagem dos alunos, e também em encontro a isso os recursos e elementos utilizados em complemento a contextualização dos assuntos e temas específicos a serem tratados em sala de aula. Diretamente ligado a esse contexto está também a maneira de como o docente está em constante observação de como os alunos conseguem atingir certos conhecimentos e competências de acordo com os métodos e as novas formas de abranger o conteúdo, buscando inovar sempre e alcançar cada vez mais um entendimento satisfatório da maioria dos discentes em sala de aula. Ao investigar a realidade vivenciada dentro da sala de aula e as metodologias que são necessárias a serem utilizadas pelos docentes, observasse que é necessário vincular a realidade do aluno com o conteúdo exposto, pois haverá uma melhor compreensão e então poderão vincular o conhecimento científico e o senso comum, já que aprendizagem significativa é um modelo em que uma informação atribuída a uma pessoa é relacionada aos conhecimentos em que ela já tem em sua estrutura cognitiva, ou seja, essa forma de aprendizagem faz com que o aprendiz envolva o tema que está sendo falado no momento, com os conhecimentos prévios, para gerar um novo conhecimento. É necessário que professor procure novas metodologias para repassar o conhecimento, que cativem os alunos e desperte neles a vontade para descobrir a ciência. Na sala de aula é essencial ao professor instigar o aluno a gerar um pensamento crítico e reflexivo, propondo atividades que faça o aluno propagar seus pensamentos. 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PIROLA, N. A. (Org.) Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em. Acesso em 17 set. 2018.

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