AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: INSTRUMENTOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51334 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 53508 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: INSTRUMENTOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL" "resumo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: INSTRUMENTOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL Eixo Temático: Políticas educacionais, avaliação e Currículo Resumo Recentemente, muitas pesquisas na área da avaliação educacional têm sido feitas com o intuito de analisar o conceito de avaliação, de forma que esta seja eficiente, e avaliar quais instrumentos avaliativos podem ser considerados importantes para a prática docente. Tendo isso em mente, o estudo partiu do interesse em descobrir o que os professores de Física pensam sobre a avaliação e os processos que a permeiam, justificando-se mediante a necessidade de discutir-se a percepção dos sujeitos sobre a avaliação e os instrumentos avaliativos na educação básica, posto que esses são de grande importância para a formação dos estudantes. Para fundamentação teórica, utilizou-se o trabalho de Leal (1992), no qual o autor afirma que a avaliação deve estar de acordo com seis princípios, sendo eles: o princípio da coerência, o princípio da integração, o princípio do caráter positivo, o princípio da generalidade, o princípio da diversidade e o princípio da postura. Sant'anna (1995) corrobora afirmando que o professor pode realizar avaliação de forma diagnóstica, formativa e somativa, conforme o fim a que se destina. Segundo o autor, a avaliação diagnóstica situa o professor e aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem, a avaliação formativa situa o professor e aluno durante um processo de ensino e aprendizagem e a avaliação somativa situa o professor e aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem. Nessa perceptiva, Smole (2004) atesta que o que confere importância e credibilidade à avaliação não é a sua sofisticação ou complexidade, mas a importância e o rigor das informações recolhidas através de um leque de instrumentos e técnicas, bem como a análise que se faz a partir deles. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar as concepções que os professores de Física têm sobre avaliação educacional, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório e qualitativo com dez professores de Física de escolas públicas localizadas no município de Sobral-CE, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários para os sujeitos da pesquisa. Utilizou-se essa metodologia porque, segundo Gibbs (2009), a abordagem qualitativa depende muito da interpretação do que dizem os entrevistados e participantes. Verificou-se que para alguns professores a avaliação é um instrumento através do qual se pode verificar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e seu rendimento na matéria, estando de acordo com Oliveira (2008). O autor afirma que a avaliação é um processo de análise de uma dada realidade, em que a informação proveniente dessa apreciação serve de base a um juízo de valor que pode fundamentar uma tomada de decisão. Quanto à importância da avaliação para o trabalho docente, citada por alguns professores, Rampazzo (2011) atesta que a avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia, dos conteúdos ou dos objetivos. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Sobre o diagnóstico do andamento do processo de ensino-aprendizado dos estudantes, citado por um dos professores, Santos e Varela (2007) afirmam que os resultados da avaliação devem ser um diagnóstico que leve à análise da realidade, para que se possa captar os subsídios a tomar as decisões no sentido de superar os problemas constatados. Ao analisar os discursos dos professores, observou-se que a utilização de experimentos e a feira de ciências são ressaltados como estratégias importantes para a avaliação em Física. Nesse sentido, Grasselli e Gardelli (2014) afirmam que dentre as metodologias e ferramentas utilizadas pelos professores para a educação efetiva de Física, pode ser citada a prática de experimentos como um dispositivo que retém o interesse e gera o estímulo para a aprendizagem mediante a observação, análise, exploração, planejamento e o levantamento de hipóteses que possibilitam aos alunos desenvolver suas habilidades, tornando-a mais significativa pelo estabelecimento de vínculos entre conceitos físicos e fenômenos naturais vivenciados. Constatou-se ainda que a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos, atribuindo-lhes uma nota, é defendida por alguns dos professores questionados. Além disso, a relação entre a qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontada como estabelecida através da avaliação, ressaltando-se ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos. Palavras-chave: Avaliação educacional, instrumentos avaliativos, Física. Referências GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Penso, 2009. GRASSELLI, E. C.; GARDELLI, D. O ensino da Física pela experimentação no ensino médio: da teoria à prática 2014. LEAL, L. Avaliação da aprendizagem num contexto de inovação curricular (Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM 1992. OLIVEIRA, L. K. (2008). A Construção dos itens dos testes de proficiencia. In L. K. Oliveira, D. M. Salasar, & M. d. Castro, Brasil, INEP/MEC. Guias de estudo2: Os testes e os indicadores de desempenho escolar (pp. 11-55). Brasília: INEP/MEC. RAMPAZZO, S. R. R. Instrumentos de avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem, 2011. SANT'ANNA, I. M. Por que avaliar? : como avaliar? : critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. SANTOS M. R.; VARELA S. A avaliação como um instrumento diagnóstico da construção do conhecimento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, 2007. SMOLE, K. C. Avaliação Escolar, 2004." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-53508-30112018-152424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:39" "updated_at" => "2020-08-11 17:14:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS GUIMARÃES PAULO NETO" "autor_nome_curto" => "JONAS" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51334 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 53508 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: INSTRUMENTOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL" "resumo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: INSTRUMENTOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SOBRAL Eixo Temático: Políticas educacionais, avaliação e Currículo Resumo Recentemente, muitas pesquisas na área da avaliação educacional têm sido feitas com o intuito de analisar o conceito de avaliação, de forma que esta seja eficiente, e avaliar quais instrumentos avaliativos podem ser considerados importantes para a prática docente. Tendo isso em mente, o estudo partiu do interesse em descobrir o que os professores de Física pensam sobre a avaliação e os processos que a permeiam, justificando-se mediante a necessidade de discutir-se a percepção dos sujeitos sobre a avaliação e os instrumentos avaliativos na educação básica, posto que esses são de grande importância para a formação dos estudantes. Para fundamentação teórica, utilizou-se o trabalho de Leal (1992), no qual o autor afirma que a avaliação deve estar de acordo com seis princípios, sendo eles: o princípio da coerência, o princípio da integração, o princípio do caráter positivo, o princípio da generalidade, o princípio da diversidade e o princípio da postura. Sant'anna (1995) corrobora afirmando que o professor pode realizar avaliação de forma diagnóstica, formativa e somativa, conforme o fim a que se destina. Segundo o autor, a avaliação diagnóstica situa o professor e aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem, a avaliação formativa situa o professor e aluno durante um processo de ensino e aprendizagem e a avaliação somativa situa o professor e aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem. Nessa perceptiva, Smole (2004) atesta que o que confere importância e credibilidade à avaliação não é a sua sofisticação ou complexidade, mas a importância e o rigor das informações recolhidas através de um leque de instrumentos e técnicas, bem como a análise que se faz a partir deles. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar as concepções que os professores de Física têm sobre avaliação educacional, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório e qualitativo com dez professores de Física de escolas públicas localizadas no município de Sobral-CE, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários para os sujeitos da pesquisa. Utilizou-se essa metodologia porque, segundo Gibbs (2009), a abordagem qualitativa depende muito da interpretação do que dizem os entrevistados e participantes. Verificou-se que para alguns professores a avaliação é um instrumento através do qual se pode verificar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e seu rendimento na matéria, estando de acordo com Oliveira (2008). O autor afirma que a avaliação é um processo de análise de uma dada realidade, em que a informação proveniente dessa apreciação serve de base a um juízo de valor que pode fundamentar uma tomada de decisão. Quanto à importância da avaliação para o trabalho docente, citada por alguns professores, Rampazzo (2011) atesta que a avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia, dos conteúdos ou dos objetivos. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Sobre o diagnóstico do andamento do processo de ensino-aprendizado dos estudantes, citado por um dos professores, Santos e Varela (2007) afirmam que os resultados da avaliação devem ser um diagnóstico que leve à análise da realidade, para que se possa captar os subsídios a tomar as decisões no sentido de superar os problemas constatados. Ao analisar os discursos dos professores, observou-se que a utilização de experimentos e a feira de ciências são ressaltados como estratégias importantes para a avaliação em Física. Nesse sentido, Grasselli e Gardelli (2014) afirmam que dentre as metodologias e ferramentas utilizadas pelos professores para a educação efetiva de Física, pode ser citada a prática de experimentos como um dispositivo que retém o interesse e gera o estímulo para a aprendizagem mediante a observação, análise, exploração, planejamento e o levantamento de hipóteses que possibilitam aos alunos desenvolver suas habilidades, tornando-a mais significativa pelo estabelecimento de vínculos entre conceitos físicos e fenômenos naturais vivenciados. Constatou-se ainda que a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos, atribuindo-lhes uma nota, é defendida por alguns dos professores questionados. Além disso, a relação entre a qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontada como estabelecida através da avaliação, ressaltando-se ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos. Palavras-chave: Avaliação educacional, instrumentos avaliativos, Física. Referências GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Penso, 2009. GRASSELLI, E. C.; GARDELLI, D. O ensino da Física pela experimentação no ensino médio: da teoria à prática 2014. LEAL, L. Avaliação da aprendizagem num contexto de inovação curricular (Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM 1992. OLIVEIRA, L. K. (2008). A Construção dos itens dos testes de proficiencia. In L. K. Oliveira, D. M. Salasar, & M. d. Castro, Brasil, INEP/MEC. Guias de estudo2: Os testes e os indicadores de desempenho escolar (pp. 11-55). Brasília: INEP/MEC. RAMPAZZO, S. R. R. Instrumentos de avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem, 2011. SANT'ANNA, I. M. Por que avaliar? : como avaliar? : critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. SANTOS M. R.; VARELA S. A avaliação como um instrumento diagnóstico da construção do conhecimento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, 2007. SMOLE, K. C. Avaliação Escolar, 2004." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-53508-30112018-152424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:39" "updated_at" => "2020-08-11 17:14:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS GUIMARÃES PAULO NETO" "autor_nome_curto" => "JONAS" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }