PROJETO MINERADORES DE ÁGUA: AMENIZANDO OS PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS FONTES DE ÁGUA NO BAIRRO DE PLATAFORMA
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52551 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2842 "inscrito_id" => 588809 "titulo" => "PROJETO MINERADORES DE ÁGUA: AMENIZANDO OS PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS FONTES DE ÁGUA NO BAIRRO DE PLATAFORMA" "resumo" => "A água, bem natural comum a todos e totalmente necessário à vida, assim como vários outros bens de consumo presentes no meio ambiente , é finita, ou seja, pode se esgotar e não estar disponível quando for necessária, e é dever de cada um protegê-la e usá-la racionalmente, da melhor forma possível para evitar seu desperdício e sua poluição. Assim, as pessoas devem se comprometer com a gestão dos recursos hídricos, utilizando a água de forma racionada, reciclando-a sempre que possível, e contaminando-a o mínimo possível para cada vez mais diminuir os impactos negativos relacionados à mesma. Nesse enfoque, consolida-se a seguinte questão-problema: O que fazer para reaproveitar as fontes de água potável existente no bairro de Plataforma, sendo ele um bairro periférico da cidade do Salvador e que sofre toda uma questão de racionamento de água que não ocorre em bairros mais próximos do centro da cidade? Nesse contexto, a necessidade do estudo realizado justifica-se pelo anseio de se chamar atenção dos alunos e de toda população para a correta utilização do bem natural, água, pois o desperdício dos recursos hídricos pode causar sérios prejuízos as pessoas da localidade principalmente com a falta de abastecimento o que irá acarretar vários outros prejuízos. Este trabalho tem por objetivo verificar a existência das várias fontes de água potável no bairro de plataforma onde todas podem ser utilizadas para diminuir o problema de falta de água naquele bairro, além de mapeá-las para facilitar sua localização com o propósito que mais moradores possam usufruir da mesma, mas lembrando sempre da conscientização para com o seu uso. Para Azevedo et al. (2007), a água é um recurso que precisa ser gerenciado, para isso é fundamental a união de esforços entre os diferentes atores nas esferas federal, estadual, municipal, sociedade civil e usuários. Segundo Moraes e Jordão (2002), o Brasil ainda possui a vantagem de dispor de abundantes recursos hídricos, possuindo, porém, também a tendência desvantajosa de desperdício. As gerações atuais precisam de uma nova cultura em relação ao uso da água, pois, além da garantia de seu próprio bem-estar e sobrevivência, devem cultivar a preocupação com as próximas gerações e com a natureza, as quais, por certo, também tem direito a esse legado. O presente trabalho foi classificado, quanto à abordagem da pesquisa, como qualitativo, pois segundo Richardson (2008), o método qualitativo analisa o problema através da observação e descrição dos fatos, sem fazer uso de procedimentos estatísticos. Quanto aos objetivos da pesquisa, ela foi considerada descritiva, pois para Gil (2009), a pesquisa descritiva estabelece relações entre variáveis através da observação e descrição de características de determinados fenômenos. O conteúdo da pesquisa foi estruturado em quatro etapas, articulados entre os membros dos grupos mineradores de água, e definido das seguintes formas 1. Educação ambiental, sustentabilidade e participação. 2. Ciclo da água no planeta - aspectos teóricos e metodológicos. 3. Aspectos sociais, institucionais e econômicos da água. 4. A água: aspectos históricos e geográficos. O uso dessa metodologia para integrar as disciplinas é ideal para o ensino e a aprendizagem dos alunos, de forma a contextualizar os dados da realidade com os conteúdos que estão sendo aprendidos em sala de aula. As intervenções pedagógicas de cada disciplina em particular contribuíram para o assinalamento das aulas teóricas com as atividades realizadas em campo e ainda contribuiu para que os alunos tivessem uma olhar mais críticos e pensasse mais sobre essas questões e no que poderia ser feito para amenizar os problemas de abastecimento de uma forma geral e sobre conscientizar as pessoas próximas à ele para praticar o que está sendo aprendido. O assunto também foi tratado dentro do clube de ciências presente no colégio, no qual surgiram alguns outros projetos ligados à questão de reutilização da água, um que visa reaproveitar água da chuva para ser usada nas descargas dos banheiros e para regar o jardim, projeto que consiste basicamente de instalar calhas e filtros no telhado ao redor da escola e transferir essa água à um reservatório onde será armazenada e usada, e outro projeto que visa reutilizar a água do bebedouro para os mesmos fins citados anteriormente, esses mesmos estudantes também compartilham essa ideia de preservação da água com todos os outros através de todo evento que é sediado no colégio e em outros lugares fora desse espaço acadêmico, tudo isso sempre com a ajuda dos orientadores e sempre buscando o aperfeiçoamento dos projetos e das questões ambientais. É notório a importância de estimular a construção de um espaço de pesquisa-ação e produção de conhecimento, reflexão e debate sobre práticas e políticas de educação ambiental mediante a construção de um espaço interdisciplinar, com a participação direta da comunidade acadêmica no debate e na elaboração de políticas públicas voltadas ao conjunto da sociedade aproxima o conhecimento gerado junto a escola pública e a universidade para que esse objetivo seja alcançado. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:49" "updated_at" => "2020-08-11 17:30:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN ANTONIO DE ARAGÃO SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUAN" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52551 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2842 "inscrito_id" => 588809 "titulo" => "PROJETO MINERADORES DE ÁGUA: AMENIZANDO OS PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS FONTES DE ÁGUA NO BAIRRO DE PLATAFORMA" "resumo" => "A água, bem natural comum a todos e totalmente necessário à vida, assim como vários outros bens de consumo presentes no meio ambiente , é finita, ou seja, pode se esgotar e não estar disponível quando for necessária, e é dever de cada um protegê-la e usá-la racionalmente, da melhor forma possível para evitar seu desperdício e sua poluição. Assim, as pessoas devem se comprometer com a gestão dos recursos hídricos, utilizando a água de forma racionada, reciclando-a sempre que possível, e contaminando-a o mínimo possível para cada vez mais diminuir os impactos negativos relacionados à mesma. Nesse enfoque, consolida-se a seguinte questão-problema: O que fazer para reaproveitar as fontes de água potável existente no bairro de Plataforma, sendo ele um bairro periférico da cidade do Salvador e que sofre toda uma questão de racionamento de água que não ocorre em bairros mais próximos do centro da cidade? Nesse contexto, a necessidade do estudo realizado justifica-se pelo anseio de se chamar atenção dos alunos e de toda população para a correta utilização do bem natural, água, pois o desperdício dos recursos hídricos pode causar sérios prejuízos as pessoas da localidade principalmente com a falta de abastecimento o que irá acarretar vários outros prejuízos. Este trabalho tem por objetivo verificar a existência das várias fontes de água potável no bairro de plataforma onde todas podem ser utilizadas para diminuir o problema de falta de água naquele bairro, além de mapeá-las para facilitar sua localização com o propósito que mais moradores possam usufruir da mesma, mas lembrando sempre da conscientização para com o seu uso. Para Azevedo et al. (2007), a água é um recurso que precisa ser gerenciado, para isso é fundamental a união de esforços entre os diferentes atores nas esferas federal, estadual, municipal, sociedade civil e usuários. Segundo Moraes e Jordão (2002), o Brasil ainda possui a vantagem de dispor de abundantes recursos hídricos, possuindo, porém, também a tendência desvantajosa de desperdício. As gerações atuais precisam de uma nova cultura em relação ao uso da água, pois, além da garantia de seu próprio bem-estar e sobrevivência, devem cultivar a preocupação com as próximas gerações e com a natureza, as quais, por certo, também tem direito a esse legado. O presente trabalho foi classificado, quanto à abordagem da pesquisa, como qualitativo, pois segundo Richardson (2008), o método qualitativo analisa o problema através da observação e descrição dos fatos, sem fazer uso de procedimentos estatísticos. Quanto aos objetivos da pesquisa, ela foi considerada descritiva, pois para Gil (2009), a pesquisa descritiva estabelece relações entre variáveis através da observação e descrição de características de determinados fenômenos. O conteúdo da pesquisa foi estruturado em quatro etapas, articulados entre os membros dos grupos mineradores de água, e definido das seguintes formas 1. Educação ambiental, sustentabilidade e participação. 2. Ciclo da água no planeta - aspectos teóricos e metodológicos. 3. Aspectos sociais, institucionais e econômicos da água. 4. A água: aspectos históricos e geográficos. O uso dessa metodologia para integrar as disciplinas é ideal para o ensino e a aprendizagem dos alunos, de forma a contextualizar os dados da realidade com os conteúdos que estão sendo aprendidos em sala de aula. As intervenções pedagógicas de cada disciplina em particular contribuíram para o assinalamento das aulas teóricas com as atividades realizadas em campo e ainda contribuiu para que os alunos tivessem uma olhar mais críticos e pensasse mais sobre essas questões e no que poderia ser feito para amenizar os problemas de abastecimento de uma forma geral e sobre conscientizar as pessoas próximas à ele para praticar o que está sendo aprendido. O assunto também foi tratado dentro do clube de ciências presente no colégio, no qual surgiram alguns outros projetos ligados à questão de reutilização da água, um que visa reaproveitar água da chuva para ser usada nas descargas dos banheiros e para regar o jardim, projeto que consiste basicamente de instalar calhas e filtros no telhado ao redor da escola e transferir essa água à um reservatório onde será armazenada e usada, e outro projeto que visa reutilizar a água do bebedouro para os mesmos fins citados anteriormente, esses mesmos estudantes também compartilham essa ideia de preservação da água com todos os outros através de todo evento que é sediado no colégio e em outros lugares fora desse espaço acadêmico, tudo isso sempre com a ajuda dos orientadores e sempre buscando o aperfeiçoamento dos projetos e das questões ambientais. É notório a importância de estimular a construção de um espaço de pesquisa-ação e produção de conhecimento, reflexão e debate sobre práticas e políticas de educação ambiental mediante a construção de um espaço interdisciplinar, com a participação direta da comunidade acadêmica no debate e na elaboração de políticas públicas voltadas ao conjunto da sociedade aproxima o conhecimento gerado junto a escola pública e a universidade para que esse objetivo seja alcançado. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:49" "updated_at" => "2020-08-11 17:30:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN ANTONIO DE ARAGÃO SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUAN" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }