ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O PIBID NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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Este programa tem como principal objetivo contribuir para a valorização do magistério e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Partindo desse contexto, esta pesquisa objetiva apresentar um levantamento das publicações científicas que articulam o PIBID com o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a fim de obter um panorama sobre o que está sendo pesquisado dentro do programa e o que os atuais membros do PIBID podem avançar no sentido de buscar melhorias para a educação. Compreende-se que o PIBID pode ser considerado um forte elo de ligação entre a universidade e a escola, assim este programa se configura como espaço de para todos envolvidos, isso porque existe uma conexão de saberes entre esses membros e acontece de forma dialógica e dialética, uma vez que o trabalho de um depende do trabalho do outro. 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Nesse sentido, considera-se essa pesquisa como uma oportunidade de apresentar de forma descritivo-analítica o que vem sendo realizado em trono do PIBID, pois servirá de base para todos os leitores que por sua vez façam parte desse programa. Portanto, traçou-se um desenho descritivo-analítico das pesquisas sobre o PIBID na Licenciantura em Ciências Biológicas o qual caracterizou-se, segundo Romanowisk e Ens (2006), como estado do conhecimento, por entender que não foi vasculhada toda a literatura que dialoga sobre o PIBID na Licenciantura em Ciências Biológicas, haja vista que esta pesquisa contempla somente os trabalhos publicados e apresentados em dois grandes eventos da área de Ensino de Ciências, que são o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). Para seleção dos eventos utilizou-se o critério de serem os maiores eventos nacionais que abordam o ensino de Biologia. Após a seleção dos eventos visitou-se todos os anais e revistas para realizar a busca dos trabalhos, vale dizer que não foi delimitado nenhum intervalo de tempo para seleção dos artigos. Assim, foi preciso ler o título, o resumo e a palavras-chave para identificar se o trabalho tinha o PIBID como temática de discussão. Partindo disso, formou-se o primeiro corpus de análise que foi composto por 53 trabalhos, 50 encontrados no banco de dados do ENEBIO e 3 no site do ENPEC, desse total somente os trabalhos publicados no ENEBIO obtinham os critérios de seleção para nossa análise. Diante do exposto, o corpus foi analisado a luz da Análise Textual Discursiva (ATD) segundo Moraes e Galiazzi (2016), assim, emergiram três categorias: os objetivos das pesquisas, a metodologia utilizada e os achados das pesquisas. De um modo geral percebeu-se que na primeira categoria perpassam três dimensões: i) análise de propostas metodológicas; ii) elaboração ou implementação de materiais didáticos e; iii) a influência do PIBID na formação docente. Assim, entende-se que quanto a primeira dimensão os autores demonstram uma preocupação quanto ao uso de diversas estratégias metodológicas para o processo de ensino aprendizagem, já na segunda dimensão apontam uma necessidade de construção de materiais didáticos para uma aula eficiente e na terceira fica claro que estão interessados em investigar os elementos desenvolvidos através do PIBID para a formação docente, ou seja, o intuito é identificar o que o programa pode influenciar na construção e desenvolvimento da identidade profissional docente, por exemplo. 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