Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ESTUDO DE CASO COM BOLSISTAS DO PIBID/LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO/IFTO CAMPUS ARAGUATINS

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Agência Financiadora: CAPES - Programa Residência Pedagógica Resumo O Programa de iniciação à docência (PIBID) é um incentivo para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, eleva inclusive, a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica através da inserção dos licenciandos desde o início da sua formação docente, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação tanto de um professor de licenciatura quanto das escolas da rede pública de ensino (GATTI, et al. 2014). De acordo com a Capes (2013) a ausência de formação de qualidade dos professores é um problema que atualmente aflige a educação no Brasil. Isso mostra a importância e a grande responsabilidade assumida pelo PIBID devido a seu potencial de produção de conhecimentos bem como sua relação direta com o desenvolvimento do país, aumentando a renda e a qualidade de vida das pessoas. Conforme Soczek (2011), a produção do conhecimento ocorre a partir daqueles aos quais ela se destina, uma vez que o movimento da produção do saber está ligado ao movimento de sua exposição ao diálogo e sua relação com a realidade material, este é aspecto fundamental para compreender este programa como uma condição de reflexão e desenvolvimento de práticas que materializem as hipóteses sobre o papel do professor. Diante disso, o PIBID torna-se um mediador entre a teoria e a prática, uma vez que os bolsistas do projeto dispoem da oportunidade de articular essas duas dimensões tão relevantes no cotidiano de um professor. Neste sentido, ressalta-se o intuito de identificar as contribuições proporcionadas pelo PIBID aos alunos bolsistas do subprojeto de Licenciatura em Computação Campus Araguatins. Assim, realizou-se um levantamento de dados sobre o contato inicial dos alunos com a prática pedagógica, com o intuito de verificar se as metas traçadas pelo programa estão sendo alcançadas, em especial no que se refere à valorização do magistério. Como forma de viabilizar os objetivos deste trabalho, esta pesquisa desenvolve uma abordagem de investigação com os bolsistas, a qual pode ser classificada como exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, pois discorre sobre uma explicação para as características destinadas a uma população (GIL, 2008). O público deste estudo foram bolsistas que atuam no subprojeto de computação, e também alunos que já concluíram o curso de licenciatura, que tiveram a oportunidade de participar do projeto enquanto acadêmicos. Ao todo, foram entrevistados 16 (dezesseis) pessoas, dentre as quais 6 (seis) são egressas do curso de Licenciatura em Computação do Campus Araguatins. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário online construído através da ferramenta do Google Docs e composto por questões objetivas e subjetivas. Para conhecer o perfil dos bolsistas, foi enviado e-mails com o questionário online constando 14 perguntas indicando aspectos como intenção dos bolsistas em seguir carreira docente, as expectativas dos bolsistas com o programa e identificar se houve relação entre teoria e pratica nas atividades docentes desenvolvidas. Uma vez os dados coletados, foram analisados baseando-se nos objetivos a serem alcançados por essa pesquisa. Os resultados foram sistematizados e a caracterização da amostra foi estabelecida a partir de dados classificatórios dos bolsistas entrevistados. Em suma, constatou-se que todos os entrevistados concordam que a participação no PIBID é relevante para a formação do futuro professor, uma vez que através do projeto os alunos têm a oportunidade de colocar em prática as teorias estudadas em sala. Todos os alunos acreditam que a participação no programa de iniciação à docência proporciona o exercício da prática docente, e avaliam essa pratica com conceitos de ótimo e bom com 81% e 19% e com notas entre 8 e 10, e 5 e 7 respectivamente. Ao desenvolver as atividades nas escolas o acadêmico bolsista entra em contato com a realidade outrora imaginária e bate de frente com as limitações que a teoria na faculdade não possibilita enxergar. Possibilitando assim uma autoanálise de suas práticas em sala de aula. Ao serem instigados a opinar sobre a importância da prática na formação inicial docente, obtiveram-se várias respostas que mostram ter fundamental importância à participação em práticas docentes na formação inicial dos futuros professores. Além do exposto, percebeu-se que 63% dos alunos participantes do subprojeto de computação já possuíam experiência docente em algum nível de escolaridade. Nos quais, 44% possuíam experiências no ensino fundamental, sendo 19% destes nas séries iniciais e 25% nas séries. Fator esse que pode contribuir significativamente para a permanência do bolsista na área docente após sua formação. Constatou-se ainda que 69% dos alunos entrevistados têm a intenção de atuar na área docente após a conclusão do curso. Sendo que 44% destes pretendem atuar somente na docência e 25% pretendem atuar na docência e na área técnica. Entretanto, evidencia-se também que apesar de os alunos estarem em um curso de Licenciatura e também participando de um projeto de iniciação a docência, 13% dos entrevistados não pretendem seguir carreira docente, optando por atuar na área técnica de sua formação, bem como 19% dos entrevistados ainda não sabem em que área se dedicarão profissionalmente. Ainda assim, verifica-se com esta pesquisa que o objetivo do PIBID, quanto estimular a docência tem sido alcançado no subprojeto em questão, uma vez que 69% dos alunos entrevistados têm a intenção de atuar na área docente após a conclusão do curso. A análise dos dados discorridos, possibilitaram a identificação de impactos positivos na vida acadêmica dos participantes deste Programa, bem como a importância da relação Licenciandos e Educação Básica. Nota-se a importância deste estudo, uma vez que seus resultados permitirem expor as contribuições do programa para a formação docente e a influência que o mesmo tem gerado para que esses futuros profissionais reconheçam a relevância da profissão e a futura atuação em sua área de formação. Chega-se ao final deste trabalho com a certeza de que o conjunto de ações que vêm sendo realizado no contexto do PIBID-IFTO, em especial o subprojeto de computação tem gerado importantes e significativas contribuições aos acadêmicos. Evidencia-se que refletir sobre os processos de formação de professores é uma tarefa da qual não podemos nos isentar, em especial o PIBID, enquanto programa de grande divulgação e incentivo à docência, pois o mesmo possibilita uma formação com qualidade, a partir da produção e divulgação de conhecimentos. Palavras-chave: PIBID. Formação docente. Prática pedagógica. REFERENCIAS BRASIL. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB. Relatório de Gestão Pibid - CAPES, 2013. Disponível em < http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-gestao-vol-1-com-anexos.pdf> Acesso em 12 Ago. 2018 GATTI, Bernadete Angelina, et al. "Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)." São Paulo: FCC/SEP 41, p. 3-120. 2014."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: Estudo de Caso com Bolsistas do Pibid/Licenciatura em Computação/IFTO Campus Araguatins Jucilene de Oliveira Silva Cardoso [1] /jucilenems@gmail.com /IFTO - Araguatins Natália Nascimento Leôncio [2] / IFTO - Araguatins Cristina Soares Fernandes [3] / IFTO - Araguatins Adeilson Marques da Silva Cardoso [4] / IFTO - Araguatins Ramásio Ferreira de Melo [5] / IFTO - Araguatins Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores. Agência Financiadora: CAPES - Programa Residência Pedagógica Resumo O Programa de iniciação à docência (PIBID) é um incentivo para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, eleva inclusive, a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica através da inserção dos licenciandos desde o início da sua formação docente, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação tanto de um professor de licenciatura quanto das escolas da rede pública de ensino (GATTI, et al. 2014). De acordo com a Capes (2013) a ausência de formação de qualidade dos professores é um problema que atualmente aflige a educação no Brasil. Isso mostra a importância e a grande responsabilidade assumida pelo PIBID devido a seu potencial de produção de conhecimentos bem como sua relação direta com o desenvolvimento do país, aumentando a renda e a qualidade de vida das pessoas. Conforme Soczek (2011), a produção do conhecimento ocorre a partir daqueles aos quais ela se destina, uma vez que o movimento da produção do saber está ligado ao movimento de sua exposição ao diálogo e sua relação com a realidade material, este é aspecto fundamental para compreender este programa como uma condição de reflexão e desenvolvimento de práticas que materializem as hipóteses sobre o papel do professor. Diante disso, o PIBID torna-se um mediador entre a teoria e a prática, uma vez que os bolsistas do projeto dispoem da oportunidade de articular essas duas dimensões tão relevantes no cotidiano de um professor. Neste sentido, ressalta-se o intuito de identificar as contribuições proporcionadas pelo PIBID aos alunos bolsistas do subprojeto de Licenciatura em Computação Campus Araguatins. Assim, realizou-se um levantamento de dados sobre o contato inicial dos alunos com a prática pedagógica, com o intuito de verificar se as metas traçadas pelo programa estão sendo alcançadas, em especial no que se refere à valorização do magistério. Como forma de viabilizar os objetivos deste trabalho, esta pesquisa desenvolve uma abordagem de investigação com os bolsistas, a qual pode ser classificada como exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, pois discorre sobre uma explicação para as características destinadas a uma população (GIL, 2008). O público deste estudo foram bolsistas que atuam no subprojeto de computação, e também alunos que já concluíram o curso de licenciatura, que tiveram a oportunidade de participar do projeto enquanto acadêmicos. 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