Resumo A Pedagogia da Alternância inserida no curso Técnico em Agropecuária, direcionado para agroecologia, integrado ao ensino médio, favorece aos jovens um desenvolvimento técnico e social, proximidade com realidade constante com a família, comunidade e escola. Esta pesquisa tem como foco analisar um dos Planos de Estudo (PE) realizado em 2018, por 21 educandos da Efa Ibiapaba sobre o protoganismo juvenil. A metodologia constou da análise da sistematização coletiva realizada pelos estudantes, das respostas do questionário aplicado em 17 comunidades, de 13 municípios do Ceará. Os resultados apontam que as comunidades esperam mais proatividade das juventudes. E os jovens sentem falta do apoio da sociedade para atuarem exercendo sua cidadania. A experiência é importante por permitir a ação-reflexão-ação e fortalecer a relação escola e família. Referências DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2003. LÜDKE, M; ANDRÉ. M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. MORAES, R. e GALIAZZI, M. Análise textual discursiva. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. FRISON, L. M. B. Pesquisa como superação da aula copiada In: MORAES, R.; LIMA, V. M. do R. (org). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.