Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

POLÍTICAS PÚBLICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO/ANGICOS-RN

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica aborda um aspecto que identifica o cenário educacional do Brasil hoje e no passado. Tem como objetivo demonstrar as potencialidades de políticas de ação positiva destacando a cadeia de negligências que alguns brasileiros vêm sofrendo ao longo de décadas, de descaso, nos quais, são submetidos e as políticas públicas existentes na cidade de Angicos/RN. Para tanto o estudo trouxe algumas políticas já implantadas e com sucesso, atendendo aos negros/as, mulheres, educação para jovens e adultos/as, acesso a universidades para jovens oriundos de camadas populares, como o PROUNI, o PET-Conexões e o Pré-Uni Popular Angicos, estes dois últimos atendem as necessidades intelectuais da cidade de Angicos. Para que se possa compreender e avaliar as políticas públicas implantadas por um governo, faz-se necessário a compreensão do que se diz ser Políticas Públicas, para (Gobert, Muller, Apud Mattos Hõfling, 2001, p. 31) essas políticas são aqui entendidas como o “Estado em Ação”, ou seja, é o Estado implantando um projeto de governo através de programas e ações voltadas para setores específicos da sociedade. Desta forma as políticas públicas podem ser compreendidas como responsabilidade do Estado, ou seja, um conjunto de ações que determinam o padrão de proteção social implantado pelo Estado que tem por interesse a redistribuição dos benefícios sociais visando uma diminuição das desigualdades estruturais oriundas do desenvolvimento socioeconômico. Corroborando com isto a socióloga Celina Souza (2006, p.26) afirma que: “A formulação de Políticas Públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real”. Neste trabalho procurou-se mostrar os motivos pelos quais os grupos já mencionados vinham enfrentando de anos até os dias atuais, para que se pudessem entender os motivos pelos quais os mesmos lutavam por políticas de ações positivas. A pesquisa bibliográfica se enquadra no campo da sociologia da educação e traz o estado da arte acerca das políticas públicas de educação no Brasil, especialmente as voltadas para o desenvolvimento de ações afirmativas, dividida em três capítulos, fazendo um esboço desde origem da educação brasileira, das universidades até chegar as políticas públicas inseridas na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Trata-se de um tema extremamente relevante e atual, sobretudo se considerando o cenário atual da Universidade no qual a política de cotas faz parte da realidade da instituição. Trata-se de trabalho de importante embasamento teórico e que evidencia o estado da arte acerca das políticas de educação no Brasil e das ações afirmativas na Universidade. Além de desenvolver uma contextualização histórica da problemática tratada, há ainda, a preocupação em trazer para o debate a realidade da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido) no campo das atuais políticas. O trabalho é bem fundamentado e pode servir como base para estudos futuros.

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