Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AS DORES E AS DELÍCIAS DE APRENDER: CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA DE ESTÁGIO EM GESTÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GROAÍRAS (CE).

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Este escrito foi elaborado a partir da vivência de estágio supervisionado na área de Gestão Educacional na Escola de Ensino Fundamental Professora Noélia Ximenes Parente, localizada em Groaíras, no Estado do Ceará. Como parte deste processo, realizou-se, para elaboração do mesmo, uma explanação geral sobre a instituição, evidenciando sua história, estrutura e ambiência, junto ao estudo de seu Programa Político Pedagógico e Regimento, somado a uma pesquisa qualitativa, no referido cenário, e utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista e a observação direta, além de conversas informais com parte dos funcionários, e a observação e diálogo formal com uma professora da escola, no caso, da turma do 4º ano. É digno de destaque nestes relatos, uma espécie de parceria informal entre a escola e uma ONG local, a Rede de Arte, Ensino e Cidadania (RAEC), a qual realiza com integrantes da organização e da própria escola, treinos de vôlei nas dependências do prédio. No discorrer dos relatos desta experiência, entre os meios e autores utilizados para o apanhado de dados e informações, cabe citar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil, e pesquisadores como Ebenezer Menezes e Aldo A. Santos Júnior. Considera-se que a experiência de estágio obteve o êxito esperado, uma vez que permitiu o que se propõe, isto é, o contato prático e aprofundado do estudante de Pedagogia com seu campo profissional de estudo. Entre os resultados do trabalho realizado considera-se que produziu uma compreensão concreta da realidade da gestão em uma instituição escolar pública, neste caso, municipal, como também aprofundou a relação entre a educação básica e o ensino superior.

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