Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EXPANSÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49862
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 935
    "inscrito_id" => 2316
    "titulo" => "GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A Gestão do Conhecimento é a forma como as empresas organizam os conhecimentos encontrados e como os utilizam para melhorar seu desempenho e cumprir seus objetivos. Esta ação permite às organizações atuarem nas três esferas da gestão da EAD: a gestão administrativa, a gestão do processo ensino-aprendizagem e a gestão da infra-estrutura nas instituições de ensino. Este artigo mostra os resultados da pesquisa feita no Instituto Federal do Piauí (IFPI), como parte da dissertação apresentada para o programa de Mestrado em Tecnologia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo da pesquisa foi investigar de que maneira as ferramentas da gestão do conhecimento podem contribuir para aperfeiçoar as atividades das coordenações de cursos na modalidade a distância. Como metodologia para coleta dos dados, foram feitas entrevistas com as 16 coordenações de curso e de tutoria dos cursos ativos, onde, como resultados, observou-se que a expansão exagerada e a falta de treinamento inicial dos coordenadores prejudicaram o gerenciamento das informações e a correta execução de suas atividades. A falta de reuniões sistemáticas, problemas de comunicação e falta de estrutura dos polos também influenciaram na gestão dos cursos. Como produto final da pesquisa, foi criado um Sistema de Gestão de Conhecimento para a EaD do IFPI. Esse sistema está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem e é composto por quatro itens: um documento aberto (para ser aperfeiçoado de forma colaborativa e evolutiva) com instruções para os coordenadores, fórum permanente de discussão, fórum de reuniões virtuais e espaço para modelo de documentos utilizados no programa"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EXPANSÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID2316_15092017230046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIAN CRISTINA GOMES DE SOUZA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIAN CRISTINA"
    "autor_email" => "lilianthina@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49862
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 935
    "inscrito_id" => 2316
    "titulo" => "GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A Gestão do Conhecimento é a forma como as empresas organizam os conhecimentos encontrados e como os utilizam para melhorar seu desempenho e cumprir seus objetivos. Esta ação permite às organizações atuarem nas três esferas da gestão da EAD: a gestão administrativa, a gestão do processo ensino-aprendizagem e a gestão da infra-estrutura nas instituições de ensino. Este artigo mostra os resultados da pesquisa feita no Instituto Federal do Piauí (IFPI), como parte da dissertação apresentada para o programa de Mestrado em Tecnologia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo da pesquisa foi investigar de que maneira as ferramentas da gestão do conhecimento podem contribuir para aperfeiçoar as atividades das coordenações de cursos na modalidade a distância. Como metodologia para coleta dos dados, foram feitas entrevistas com as 16 coordenações de curso e de tutoria dos cursos ativos, onde, como resultados, observou-se que a expansão exagerada e a falta de treinamento inicial dos coordenadores prejudicaram o gerenciamento das informações e a correta execução de suas atividades. A falta de reuniões sistemáticas, problemas de comunicação e falta de estrutura dos polos também influenciaram na gestão dos cursos. Como produto final da pesquisa, foi criado um Sistema de Gestão de Conhecimento para a EaD do IFPI. Esse sistema está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem e é composto por quatro itens: um documento aberto (para ser aperfeiçoado de forma colaborativa e evolutiva) com instruções para os coordenadores, fórum permanente de discussão, fórum de reuniões virtuais e espaço para modelo de documentos utilizados no programa"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EXPANSÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID2316_15092017230046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIAN CRISTINA GOMES DE SOUZA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIAN CRISTINA"
    "autor_email" => "lilianthina@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A Gestão do Conhecimento é a forma como as empresas organizam os conhecimentos encontrados e como os utilizam para melhorar seu desempenho e cumprir seus objetivos. Esta ação permite às organizações atuarem nas três esferas da gestão da EAD: a gestão administrativa, a gestão do processo ensino-aprendizagem e a gestão da infra-estrutura nas instituições de ensino. Este artigo mostra os resultados da pesquisa feita no Instituto Federal do Piauí (IFPI), como parte da dissertação apresentada para o programa de Mestrado em Tecnologia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo da pesquisa foi investigar de que maneira as ferramentas da gestão do conhecimento podem contribuir para aperfeiçoar as atividades das coordenações de cursos na modalidade a distância. Como metodologia para coleta dos dados, foram feitas entrevistas com as 16 coordenações de curso e de tutoria dos cursos ativos, onde, como resultados, observou-se que a expansão exagerada e a falta de treinamento inicial dos coordenadores prejudicaram o gerenciamento das informações e a correta execução de suas atividades. A falta de reuniões sistemáticas, problemas de comunicação e falta de estrutura dos polos também influenciaram na gestão dos cursos. Como produto final da pesquisa, foi criado um Sistema de Gestão de Conhecimento para a EaD do IFPI. Esse sistema está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem e é composto por quatro itens: um documento aberto (para ser aperfeiçoado de forma colaborativa e evolutiva) com instruções para os coordenadores, fórum permanente de discussão, fórum de reuniões virtuais e espaço para modelo de documentos utilizados no programa

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.