A Gestão do Conhecimento é a forma como as empresas organizam os conhecimentos encontrados e como os utilizam para melhorar seu desempenho e cumprir seus objetivos. Esta ação permite às organizações atuarem nas três esferas da gestão da EAD: a gestão administrativa, a gestão do processo ensino-aprendizagem e a gestão da infra-estrutura nas instituições de ensino. Este artigo mostra os resultados da pesquisa feita no Instituto Federal do Piauí (IFPI), como parte da dissertação apresentada para o programa de Mestrado em Tecnologia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo da pesquisa foi investigar de que maneira as ferramentas da gestão do conhecimento podem contribuir para aperfeiçoar as atividades das coordenações de cursos na modalidade a distância. Como metodologia para coleta dos dados, foram feitas entrevistas com as 16 coordenações de curso e de tutoria dos cursos ativos, onde, como resultados, observou-se que a expansão exagerada e a falta de treinamento inicial dos coordenadores prejudicaram o gerenciamento das informações e a correta execução de suas atividades. A falta de reuniões sistemáticas, problemas de comunicação e falta de estrutura dos polos também influenciaram na gestão dos cursos. Como produto final da pesquisa, foi criado um Sistema de Gestão de Conhecimento para a EaD do IFPI. Esse sistema está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem e é composto por quatro itens: um documento aberto (para ser aperfeiçoado de forma colaborativa e evolutiva) com instruções para os coordenadores, fórum permanente de discussão, fórum de reuniões virtuais e espaço para modelo de documentos utilizados no programa