O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da história da matemática como um recurso didático-pedagógico e compreender como a história da matemática está apresentada nos livros didáticos. Este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e objetivo geral será analisar a importância da história da matemática como recurso didático-pedagógico. Para isso, iremos compreender a sua importância no processo histórico, bem como a sua utilidade através de artigos já realizados que retrata sobre esse tema. O enfoque deste trabalho será voltado para os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa busca mostrar como o uso da história da matemática pode ser importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno e também mostrar que através dela o aluno pode entender todo o processo de evolução que a matemática sofreu e assim diminuir a dificuldade que o mesmo apresenta em relação à disciplina. Com o estudo feito, verifica-se que a história da matemática é um instrumento importante para uma melhor contextualização da matemática em sala de aula e para a formação do aluno, uma vez que, permite a ele perceber que a matemática surgiu de necessidades do homem e que ela não é constituída apenas de acertos.Percebe-se ainda na pesquisa que a história da matemática surgiu junto com a necessidade do homem em tentar resolver problemas do seu dia a dia e que nos dias de hoje a matemática mostrou ter causado vários impactos na evolução, bem como em seu cotidiano e além disso, a matemática é uma disciplina importante para o desenvolvimento cognitivo e psíquico do homem, uma vez que influencia na resolução de problemas diários que o homem enfrenta.