A relevância deste trabalho está na constatação da necessidade de aprofundamento sobre o tema, da urgência em este ser pauta de formação e reunião pedagógica dos professores da área, além do incentivo a pesquisas, que norteiem sérias reflexões e decisões sobre o fazer pedagógico da disciplina, seu papel educativo e as perspectivas de formação integral dos estudantes, incentivo e percepção de talentos como ação formativa e não como um fim em si mesmo. Objetivando evidenciar a importância do papel do professor de Educação Física no processo educacional nas redes públicas estaduais dentro de cinco escolas da Capital do Estado de Roraima. A pesquisa se caracterizou como pesquisa de campo e bibliográfica tendo como amostragem 50% dos professores de Educação Física das turmas do 5º ao 9º de cinco escolas públicas na Cidade de Boa Vista – RR, como público alvo da pesquisa. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado aos professores durante a 1 semana do mês de abril de 2016 nas escolas selecionadas. Considerando essas impressões, o que se pretende é que a EFE ganhe força no sentido de não ser tratada/entendida apenas como uma detentora do desenvolvimento físico, mas que seja reconhecida enquanto componente escolar por proporcionar estímulos e conhecimentos que desenvolvam tanto os aspectos físico quanto mental, favorecendo a aquisição de teorias, informações e práticas que colaborem para uma formação ampla do indivíduo.