Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOQUÍMICA

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A disciplina de Bioquímica é muito importante. Porém pode haver uma grande dificuldade na sua aprendizagem devido aos conteúdos que parecem abstratos e afastados da realidade do aluno por não serem apresentados, muitas vezes, com aplicação direta ou óbvia. Portanto o professor precisa de ferramentas para estimular interesse do aluno em aprender. Por isso a importância dos modelos didáticos. O objetivo principal deste trabalho é dar uma base visual para a compreensão do conteúdo e mitigar a dificuldade do aprendizado da disciplina de Bioquímica no curso de Ciências Biológicas. O objetivo principal deste trabalho é dar uma base visual para a compreensão do conteúdo e mitigar a dificuldade do aprendizado da disciplina de Bioquímica no curso de Ciências Biológicas. O material utilizado foi adquirido em loja de brinquedos e possui estruturas de plástico com furos e encaixes do tipo “macho/fêmea”, contendo diferentes números de furos simulando o esqueleto carbônico das moléculas em questão e peças de diferentes cores para diferenciar os compostos. Durante a aplicação do modelo, a montagem da representação das moléculas a partir das peças de encaixe (substratos e produtos da β-oxidação) seguiu uma ordem lógica observada em lidos textos. Ordem esta que obedece a cada reação da β-oxidação (que ocorre em 4 etapas) demonstrada por modificações sofridas nos substratos e descrevendo a sequência destas modificações. Antes e após a montagem foram aplicados questionários para que seja observado o progresso do conhecimento e compreensão do aluno por meio de uma posterior comparação das respostas. Fazendo uma média das porcentagens de acertos nota-se que esse aumenta 33,3% enquanto os erros decaem 5,6%. O conteúdo escolhido possui um elevado nível de complexidade, sendo de difícil assimilação. A ilustração das reações envolvendo jogos de encaixe pode representar um mecanismo diferenciado no ensino da disciplina, já que a cada capítulo de um conteúdo programático extenso, a dificuldade de aprendizado tende a aumentar. Assim, modelos didáticos podem configurar-se ferramentas adicionais valiosas no ensino de disciplinas complexas.

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