Desde os primórdios do desenvolvimento científico uma das bases do conhecimento humano é a análise das substâncias que compõem a natureza e a quantificação de suas propriedades, uma destas propriedades é a viscosidade que pode ser encarada como o atrito interno dos líquidos, isto é, o atrito que as várias camadas de um líquido encontram ao escoarem uma sobre as outras. Uma das formas de determinar experimentalmente a viscosidade é utilizando um viscosímetro, este faz uso da resistência ao movimento fornecida pelo fluido a corpos com características conhecidas a fim de determinar a viscosidade deste fluido.
Os fluidos, que estão presentes em uma grande parte das ferramentas e equipamentos modernos, utilizados a titulo de exemplo em sistemas pneumáticos e hidráulicos são de extrema importância na vida de um estudante de engenharia, portanto é extremamente importante que ele seja capaz de determinar as propriedades dos fluidos de forma fácil e rápida. A seguinte pesquisa tem como objetivo fornecer uma orientação a estudantes de nível técnico e médio a respeito das limitações e capacidades na determinação das viscosidades cinemática e dinâmica por meio do método de Stokes.
Além disso, a informação contida neste trabalho também possui o potencial de permitir comparações entre diversos fluidos, de modo a facilitar a escolha de óleos e lubrificantes em situações que é necessário optar por um fluido de alta viscosidade ou por um de baixa viscosidade. Situações em que é necessário fazer este tipo de escolha é comum na rotina de técnicos responsáveis por atividades relacionadas à manutenção, portanto é evidente a importância deste material para introduzir a estudantes e educadores uma forma relativamente simples de determinar e qualificar algo que faz parte da rotina dos técnicos e dos engenheiros.