RESUMO
O trabalho trata de uma análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale Acaraú-UVA, sede Sobral, Ceará, objetivando compreender suas percepções registradas em sua formação docente. O mesmo teve como base a análise dos diários de bordo dos bolsistas do Programa, referentes aos meses de Fevereiro a Abril de 2017. Analisando os diários de bordo dos bolsistas percebem-se as angustias que os norteiam, devido às diversas situações vivenciadas pelos professores, seja uma atitude de um aluno, seja a grade curricular que não contempla todas as áreas do conhecimento, e diante desses registros pode-se refletir como se dá a formação dos docentes, já que a prática docente precisa está em constate reflexão a partir de suas ações. Os diários de bordo, além de ser uma ferramenta na detecção de dificuldades encontradas no cotidiano do profissional docente, colaboram também para a prática reflexiva desse profissional, sendo relevante para desenvolver o pensamento crítico, já que são registros das vivências dos envolvidos, e dessa forma possam ser agregados como metodologia pedagógica, na formação e prática docente mediante as diversidades do campo educacional.