Nos dias de hoje, podemos observar uma grande demanda no campo tecnológico, resultando na amplificação do sistema de veiculação da informação. O surgimento desses novos recursos possibilitou o acesso a informações que antes não eram propagadas, com isso favorecendo uma grande expansão do conhecimento, permitindo assim uma maior ascensão de dados. No decorrer do tempo percebemos como esses avanços científico-tecnológicos trouxeram mudanças nas diversas áreas do conhecimento, podemos citar como exemplo o campo da educação. Diante da argumentação aqui exposta, este artigo visa à análise do pensamento do psicólogo e neurologista Norte americano Howard Gardner criador da teoria das múltiplas inteligências, onde propõe que todos os seres humanos têm a capacidade de questionar e buscar soluções usando as inteligências. A metodologia aplicada a este trabalho para estruturar a fundamentação está pautada na sua obra Cinco Mentes Para o Futuro que nos guiara para o cultivo dessas mentes propiciando um melhor convívio com a sociedade buscando também conseguir atender as demandas do pensamento futurista. Percorrendo os caminhos propostos por este trabalho estaremos explanando quais os desafios que configuram educação do futuro e investigaremos como devemos cultivar as mentes para tais desafios, sob a ótica de Gardner. Diante da proposta que versa sobre este estudo concluímos que estamos susceptíveis a constantes reconfigurações no campo tecnológico, o que implica na expansão das informações propagadas. Devido à problemática citada, vivenciamos uma fase de rápido acesso a obtenção de dados por meio da internet, desconfigurando a busca pelo saber, trazendo implicações nas reflexões acerca das mentes do futuro. Todas as reflexões dispostas nesse estudo derivam de nossas pesquisas no Projeto Pathos, fomentado pelo IFPB (Campus João Pessoa).