Diante das práticas docentes vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID do Subprojeto de Geografia-UEPB, objetiva-se no presente trabalho discutir tais práticas, a partir da experiência do projeto intercalando as mesmas, as discussões curriculares que envolvem a inter-relação ensino-aprendizagem através de uma ótica que visa à interligação entre teoria e prática, tendo em vista esta ser uma questão de discussão no âmbito educacional, não se destoando no ensino de Geografia sendo assim se faz necessário para endossar tal discussão inter-relacionar às questões que permeiam a perspectiva curricular e a ciência geográfica traçando metodologias de ações que promovam melhorias na aprendizagem do alunado. As experiências presentes neste estudo foram vivenciadas na E.E.E.M.I. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) - a partir dos projetos de intervenção realizados pelo PIBID no primeiro semestre do Programa, procurando assim no âmbito da ciência geográfica minimizar a dicotomia entre as propostas curriculares e o trabalho docente.