Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO CLADOGRAMA COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

ResumoA temática “Evolução Biológica” acarreta inúmeras discussões na escola, uma vez que a sua abordagem em sala de aula ocasiona dificuldades implícitas na aprendizagem dos alunos. Sendo assim buscamos debater sobre a importância da abordagem desta teoria através da utilização de um cladograma como uma ferramenta lúdica e importante no ensino de Evolução. Desejamos também conhecer as concepções dos alunos sobre a evolução e sobre seus principais termos e analisar a influência de fatores externos como religião, cultura, dentre outros nessas concepções. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa do tipo Exploratória com abordagem mista. Foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Educação Profissional Dr. Elpídio de Almeida, onde participaram deste estudo 60 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos mostraram que os alunos já tinham um certo conhecimento sobre a evolução e alguns de seus termos através de outros conteúdos e dos meios de informação, mas não sabiam como conceituá-los e explicá-los ao serem interrogados. A partir da oficina do Cladograma constatamos uma melhor compreensão do tema através de discursos mais críticos e científicos sobre a temática e da mudança de algumas concepções sobre a atuação e relevância deste processo nas espécies.

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