Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivida pelos alunos do 3º ano A, da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), Campina Grande-PB. Diante das atividades desenvolvidas através do projeto de intervenção/colaboração desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, elaborado pela bolsista, que teve como objetivo principal propor a utilização do uso de fotografias como um diferencial no ensino, buscando criar situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre os temas/assuntos da Geografia. Foi proposto que os alunos fotografassem alguma mudança ocorrida na sua cidade através do processo de urbanização e, se possível, procurassem imagens antigas para fazer a relação entre o espaço geográfico de antes e o atual e, desta forma, analisar os pontos positivos e negativos da transformação urbana na localidade. O projeto possibilitou que os alunos levassem para as aulas de Geografia parte de seu cotidiano, conseguindo relacionar o assunto estudado na aula com a sua realidade. A partir da atividade proposta pela bolsista do PIBID, foi possível uma maior compreensão acerca do processo de urbanização brasileira. A atividade foi importante pois além de facilitar a assimilação do conteúdo no âmbito nacional estudou-se e conheceu-se também o processo de urbanização da cidade de Campina – Grande e de algumas cidades circunvizinhas como São Sebastião de Lagoa de Roça e Queimadas. Usando apenas a câmera do celular ou uma câmera fotográfica e fazendo uma pequena pesquisa foi possível descobrir um pouco mais sobre a história destas cidades e como ocorreu o processo de urbanização de cada uma, assim como identificar as mudanças ocorridas no espaço geográfico.