OUVIR E CONTAR: A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48504 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3929 "inscrito_id" => 11290 "titulo" => "OUVIR E CONTAR: A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo objetivou conceituar a literatura e a contação de histórias, verificando como elas podem influenciar a aprendizagem dos alunos na educação básica. Buscou-se relatar como a literatura tem o objetivo de aproximar o leitor das histórias, e o quanto a leitura deve ser prazerosa para as crianças. Quando uma criança lê, ela se comunica e escreve melhor. A contação de histórias instiga a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui para a formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. Por meio da contação de histórias, o professor encontra uma importante ferramenta para auxiliar os alunos dentro da sala de aula. Quando uma história é contada, a imaginação da criança também é aguçada. Enfatiza-se neste artigo que as histórias devem possuir um objetivo e ter uma direção, não apenas colocar um livro na mão da criança e esperar que ela faça por ela mesma. Esta pesquisa mostrou, também, diferentes formas como a história pode ser contada a uma criança, além das ferramentas que podem ser utilizadas e como ela tem a facilidade de trazer a criança para um mundo imaginário e que ao mesmo tempo tem a capacidade de transmitir conhecimentos. Apresenta-se, ainda, resultados da pesquisa de campo que teve o intuito de observar como as crianças gostam de ouvir histórias e o quanto é grande a capacidade delas de imaginar. Quando lhes são propostas atividades assim, elas possuem também a facilidade de criar e transcrever para o papel. A educação possui, desse modo, grandes aliadas dentro do contexto escolar: a literatura e suas histórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID11290_17092018135936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "anacarlaasantos@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48504 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3929 "inscrito_id" => 11290 "titulo" => "OUVIR E CONTAR: A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo objetivou conceituar a literatura e a contação de histórias, verificando como elas podem influenciar a aprendizagem dos alunos na educação básica. Buscou-se relatar como a literatura tem o objetivo de aproximar o leitor das histórias, e o quanto a leitura deve ser prazerosa para as crianças. Quando uma criança lê, ela se comunica e escreve melhor. A contação de histórias instiga a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui para a formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. Por meio da contação de histórias, o professor encontra uma importante ferramenta para auxiliar os alunos dentro da sala de aula. Quando uma história é contada, a imaginação da criança também é aguçada. Enfatiza-se neste artigo que as histórias devem possuir um objetivo e ter uma direção, não apenas colocar um livro na mão da criança e esperar que ela faça por ela mesma. Esta pesquisa mostrou, também, diferentes formas como a história pode ser contada a uma criança, além das ferramentas que podem ser utilizadas e como ela tem a facilidade de trazer a criança para um mundo imaginário e que ao mesmo tempo tem a capacidade de transmitir conhecimentos. Apresenta-se, ainda, resultados da pesquisa de campo que teve o intuito de observar como as crianças gostam de ouvir histórias e o quanto é grande a capacidade delas de imaginar. Quando lhes são propostas atividades assim, elas possuem também a facilidade de criar e transcrever para o papel. A educação possui, desse modo, grandes aliadas dentro do contexto escolar: a literatura e suas histórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID11290_17092018135936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CARLA" "autor_email" => "anacarlaasantos@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }