Este artigo objetivou conceituar a literatura e a contação de histórias, verificando como elas podem influenciar a aprendizagem dos alunos na educação básica. Buscou-se relatar como a literatura tem o objetivo de aproximar o leitor das histórias, e o quanto a leitura deve ser prazerosa para as crianças. Quando uma criança lê, ela se comunica e escreve melhor. A contação de histórias instiga a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui para a formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. Por meio da contação de histórias, o professor encontra uma importante ferramenta para auxiliar os alunos dentro da sala de aula. Quando uma história é contada, a imaginação da criança também é aguçada. Enfatiza-se neste artigo que as histórias devem possuir um objetivo e ter uma direção, não apenas colocar um livro na mão da criança e esperar que ela faça por ela mesma. Esta pesquisa mostrou, também, diferentes formas como a história pode ser contada a uma criança, além das ferramentas que podem ser utilizadas e como ela tem a facilidade de trazer a criança para um mundo imaginário e que ao mesmo tempo tem a capacidade de transmitir conhecimentos. Apresenta-se, ainda, resultados da pesquisa de campo que teve o intuito de observar como as crianças gostam de ouvir histórias e o quanto é grande a capacidade delas de imaginar. Quando lhes são propostas atividades assim, elas possuem também a facilidade de criar e transcrever para o papel. A educação possui, desse modo, grandes aliadas dentro do contexto escolar: a literatura e suas histórias.