RESUMO: O jornal escolar é um instrumento pedagógico que incentiva além da leitura e escrita e reflexão dos temas abordados e pode constituir-se em uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento dos alunos e uma consciência crítica a partir de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Com este artigo objetivou-se descrever como o Jornal Escolar pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I, na cidade de Soledade, Paraíba, Brasil. Foi uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualiquantitativa envolvendo 21 alunos matriculados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental e utilizou-se questionários como instrumento para coleta de dados. Verificou-se que a influência com os temas que envolvem a produção do Jornal Escolar faz parte do cotidiano dos alunos e que os respondentes reconhecem a importância do jornal no contexto escolar e em suas ações do dia-a-dia. Concluiu-se que o jornal escolar é uma das ferramentas pedagógicas importantes para a contribuição do aprendizado significativo dos alunos, referente leitura, escrita, oralidade, produção textual e formação do cidadão crítico. O conhecimento adquirido com o jornal escolar é praticado por alunos dentro e fora da escola. Causando um impacto benéfico na comunidade onde está inserido. Com o jornal escolar alunos não aprendem só a ler e escrever eles aprendem também a ser cidadãos críticos e aprendem a saber lidar com algumas situações do seu cotidiano. O Jornal escolar como ferramenta pedagógica e recurso didático contribui na transformação da realidade escolar e comunitária..