O presente artigo tem como escopo mostrar as contribuições do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC em sala de aula, numa Escola Municipal na zona leste de Natal/RN, sendo usado como um dos recursos a lousa digital, ferramenta que implementa uma metodologia mais atrativa, que contribui uma interação envolvente entre professores e alunos em sala de aula. A pesquisa procedeu com a proposta da utilização dos jogos educativos relacionados à disciplina de Matemática, com o uso da lousa nas aulas ocorridas no Programa Novo Mais Educação da escola situada, como forma metodológica de transformar a padronização do ensino tradicional em aulas com metodologias ativas que favorecem uma participação mais autônoma do aluno e de forma dinamizada. Será exemplificado a importância do uso das tecnologias no meio educacional, quais contribuições elas podem oferecer aos alunos e aos professores e, que meios podem-se ser feitos para tornar as aulas mais dinamizadas, para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser de fato participativo, tornando os alunos como atuantes do seu próprio aprendizado através dos jogos.