A partir do trabalho desenvolvido pelo PIBID/LETRAS-UEPB, que promove a formação de docentes em nível superior para a educação básica, relacionando a teoria e a prática, este artigo propõe um relato de experiência com base nas atividades desenvolvidas no projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco. Considerando os PCN’s, é válido destacar, através de competências, o interesse em trabalhar com a linguagem em sala de aula, visando o uso às práticas e comunicações sociais, além da prática de produção textual. Compõe o corpus do artigo o planejamento de aulas referente ao trabalho com a argumentação que foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, a partir da produção do gênero textual artigo de opinião, objetivando a desenvoltura do senso crítico dos alunos. Foram englobados alguns eixos organizadores das atividades de Língua Portuguesa no Ensino Médio propostos pelos OCEM (2006), dentre eles, atividades de produção escrita e de leitura de textos. Utilizando autores como Fávero e Koch (2008), Silva (2002) e Azeredo (2000), espera-se com os resultados da pesquisa, a compreensão da importância da prática de produção textual em sala de aula, considerando as orientações dos documentos oficiais de Língua Portuguesa.