Este trabalho analisa as experiências do projeto de intervenção/colaboração desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), Campina Grande-PB, nas turmas dos 3º anos (E e F), no período integral. O projeto teve como objetivo principal proporcionar aos alunos formas de conhecimento do espaço vivido e interpretá-lo através da cartografia articulada à geopolítica local. Desta forma, este estudo fundamenta-se no cotidiano e nas vivências dos alunos dentro e fora do ambiente escolar. De tal modo estima-se que o desenvolvimento do projeto é um diferencial na vida dos profissionais da educação e também nas vidas dos discentes, pois estimula as competências, oferece oportunidades intelectuais combinadas com a capacidade e potencial de cada um, visto que cada tema cria significados e interpretações que vão além do conhecimento escolar. O intuito foi desenvolver o conhecimento cartográfico dos alunos, visando usar o espaço vivido como ferramenta, ou seja, mapear a cidade através da percepção dos mesmos. A partir da realização da atividade, foi possível observar o interesse dos alunos e a curiosidade dos discentes pelo conhecimento dos espaços da cidade em que vivem.