Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO POR PROBLEMATIZAÇÃO COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO NA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

As mudanças ocorridas na sociedade como a urbanização e a modernização, tem mudado o estilo de vida das pessoas, como também os hábitos alimentares. Sob esse ponto de vista, a educação nutricional tem se tornado um dos temas mais abordados pelos veículos de comunicação e, consequentemente, tem ganhado espaço nas escolas. Nesse sentido, os projetos de reeducação alimentar têm entrado em vigor em diversas entidades, inclusive nos estabelecimentos de ensino, como proposta de políticas públicas, a exemplo da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) que apoia a disseminação de informações e estimulo a produção de campanhas educativas referentes à alimentação. Esse artigo tem como objetivo abordar a importância de temas como a educação nutricional no âmbito escolar através de atividades integradoras, entre os alunos, por meio de estratégias didáticas inovadoras desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida. A realização das atividades faz parte do processo educativo previsto pelos bolsistas integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - UEPB, no ano de 2011. Foi possível identificar que o desenvolvimento de minicursos e oficinas são relevantes no processo de construção do conhecimento, na reelaboração de conceitos e, consequentemente, na mudança de opiniões e atitudes.

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