Com o advento da internet, as mudanças ocorridas no ler e no escrever têm gerado discussões relacionadas à melhor forma de proceder no processo de ensino-aprendizagem. A inserção dos gêneros digitais pode se transformar em uma estratégia eficiente, se utilizada de forma correta. Com base nisso, o artigo propôs um estudo qualitativo-bibliográfico acerca do grande desafio atual do professor, que é desenvolver um letramento digital como um instrumento de caráter exploratório que facilite a ampliação da competência sócio-discursiva dos educandos. A pesquisa foi desenvolvida a partir das atividades desenvolvidas no Estágio supervisionado no ensino fundamental, de forma assistemática, para que se pudesse comparar a aceitabilidade e o nível de produção dos alunos quando utilizamos o universo virtual. Para fundamentar nossas discussões, tomamos como aporte teórico as leituras de Marcuschi (2004), Magda Soares (2002), Xavier (2005), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o letramento digital é um instrumento de inclusão social que necessita urgentemente ser inserido na escola, como forma não só de promover o desenvolvimento discursivo dos alunos, mas também como uma estratégia que transforme as práticas de produção textual e leitura em atividades mais prazerosas e funcionalistas, para ambas as partes.