Esse trabalho tem como objetivo expor sobre uma produção textual realizada por alunos de uma turma de 5ª/6ª série do ensino fundamental da modalidade EJA, evidenciando os lugares sociais e ideológicos dos alunos que se tornam presentes na escrita por eles tecida. Nossa inquietação sobre a escrita em sala de aula segue quando discutimos nesse artigo a forma de perceber a produção textual para além de mero gênero escolar e defendendo sua divulgação como texto. Nossa pesquisa de cunho qualitativo investigará as práticas de escrita em uma turma da Educação de Jovens Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e EJA Padre Ibiapina no município de Soledade no estado da Paraíba, constituindo, portanto em um estudo de caso. Tendo em vista os objetivos traçados em nossa abordagem faz-se mister recorrer às fontes bibliográficas que discutem sobre a Educação de Jovens e Adultos, sobre Literatura de Cordel e sobre o letramento e a produção textual na escola. Como aporte teórico usamos CERTEAU (2003), GALVÃO (2001) e ABREU (1999), além de KLEIMAN (2005) e FREIRE (1996).