Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MULTIMÍDIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4832
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 321
    "inscrito_id" => 753
    "titulo" => "MULTIMÍDIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Assiste-se, nos últimos anos, o avanço das tecnologias digitais e sua disseminação, influenciando de maneira intensa o modo de viver das sociedades. Nesse contexto, se faz importante à inclusão destas novas tecnologias na sala de aula, possibilitando uma abordagem diferenciada dos conteúdos, auxiliando nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho se propõe a discutir o uso de tecnologias de multimídia no ensino de História, a partir de sequências didáticas produzidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, pelos alunos do curso de História do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência, visando refletir sobre a importância de tais ferramentas e as avaliações que os estudantes da turma do 3º ano “B” do Ensino Médio fazem sobre a utilização de tais instrumentos didáticos. Como metodologia empregou-se a busca de referenciais teóricos sobre a temática de estudo, aplicação de questionários, interpretação e análise dos mesmos. Os resultados obtidos demonstram a importância da utilização das multimídias, que contribuíram para torna as aulas mais dinâmicas e interativas, sendo essa metodologia aprovada pelos alunos, devido à familiaridade que os mesmos têm com as tecnologias no seu cotidiano. Além disso, verificaram-se dificuldades no emprego dessas tecnologias, em virtude de problemas de diversas ordens, como indisponibilidade de equipamentos, dificuldades no acesso aos laboratórios, dentre outros. Entretanto, ressalta-se a importância e as possibilidades de utilização das multimídias na Educação, através da superação dos problemas impostos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_17_40_17_idinscrito_753_e6b435a79941d81063a7db6df004e86f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON O. SILVA"
    "autor_email" => "robson_his@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4832
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 321
    "inscrito_id" => 753
    "titulo" => "MULTIMÍDIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Assiste-se, nos últimos anos, o avanço das tecnologias digitais e sua disseminação, influenciando de maneira intensa o modo de viver das sociedades. Nesse contexto, se faz importante à inclusão destas novas tecnologias na sala de aula, possibilitando uma abordagem diferenciada dos conteúdos, auxiliando nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho se propõe a discutir o uso de tecnologias de multimídia no ensino de História, a partir de sequências didáticas produzidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, pelos alunos do curso de História do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência, visando refletir sobre a importância de tais ferramentas e as avaliações que os estudantes da turma do 3º ano “B” do Ensino Médio fazem sobre a utilização de tais instrumentos didáticos. Como metodologia empregou-se a busca de referenciais teóricos sobre a temática de estudo, aplicação de questionários, interpretação e análise dos mesmos. Os resultados obtidos demonstram a importância da utilização das multimídias, que contribuíram para torna as aulas mais dinâmicas e interativas, sendo essa metodologia aprovada pelos alunos, devido à familiaridade que os mesmos têm com as tecnologias no seu cotidiano. Além disso, verificaram-se dificuldades no emprego dessas tecnologias, em virtude de problemas de diversas ordens, como indisponibilidade de equipamentos, dificuldades no acesso aos laboratórios, dentre outros. Entretanto, ressalta-se a importância e as possibilidades de utilização das multimídias na Educação, através da superação dos problemas impostos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_17_40_17_idinscrito_753_e6b435a79941d81063a7db6df004e86f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:51"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON O. SILVA"
    "autor_email" => "robson_his@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Assiste-se, nos últimos anos, o avanço das tecnologias digitais e sua disseminação, influenciando de maneira intensa o modo de viver das sociedades. Nesse contexto, se faz importante à inclusão destas novas tecnologias na sala de aula, possibilitando uma abordagem diferenciada dos conteúdos, auxiliando nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho se propõe a discutir o uso de tecnologias de multimídia no ensino de História, a partir de sequências didáticas produzidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, pelos alunos do curso de História do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência, visando refletir sobre a importância de tais ferramentas e as avaliações que os estudantes da turma do 3º ano “B” do Ensino Médio fazem sobre a utilização de tais instrumentos didáticos. Como metodologia empregou-se a busca de referenciais teóricos sobre a temática de estudo, aplicação de questionários, interpretação e análise dos mesmos. Os resultados obtidos demonstram a importância da utilização das multimídias, que contribuíram para torna as aulas mais dinâmicas e interativas, sendo essa metodologia aprovada pelos alunos, devido à familiaridade que os mesmos têm com as tecnologias no seu cotidiano. Além disso, verificaram-se dificuldades no emprego dessas tecnologias, em virtude de problemas de diversas ordens, como indisponibilidade de equipamentos, dificuldades no acesso aos laboratórios, dentre outros. Entretanto, ressalta-se a importância e as possibilidades de utilização das multimídias na Educação, através da superação dos problemas impostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.