O ensino da Química em si caracteriza-se pela utilização de práticas experimentais no trato de conteúdos Químicos, assim como, por ser uma ciência que busca previamente na sua essência conhecer e entender as transformações que ocorrem na natureza. O estudo de caráter qualitativo abordará uma atividade experimental verificativa com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola de Referência parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, (PIBID). O experimento através da abordagem de verificação caracterizou- se em averiguar a entalpia na reação de decomposição do peróxido de hidrogênio, com base na Lei de Hess, buscando a comprovação dos conceitos teóricos trabalhados já em sala. Esta prática experimental configurou - se em dois momentos. No primeiro momento foi concretizada uma aula expositiva de recapitulação de conceitos sobre a Termoquímica, já no segundo momento ocorreu à explicação do roteiro fechado - estruturado e a execução do experimento em questão. Ao final da intervenção experimental foi aplicado o questionário semiestruturado, com a finalidade de analisar e investigar qualitativamente as opiniões dos estudantes sobre as dificuldades e potencialidades observadas no experimento. Em objetivo, o estudo procurou viabilizar o entendimento do conteúdo de Termoquímica, por meio de uma pratica experimental verificativa, como uma estratégia que facilite e propicie o trato dos conteúdos Químicos em sala. Diante do experimento realizado e dos resultados coletados foi possível verificar que os estudantes puderam assimilar vários conceitos termoquímicos já vistos em sala, e ainda comprovar o que já estava previsto na literatura.