Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 à medida que institucionalizaram a obrigatoriedade de as escolas da educação básica implementar no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, impôs as IES nova demanda na formação docente, sobretudo, porque os cursos de licenciaturas historicamente são centrados na perspectiva eurocêntrica. A partir dessa realidade, o Departamento de História da UEPB, Campus Guarabira propôs o dialogo com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônia do Socorro Silva Machado através do Projeto de Extensão: Saberes e Fazeres Afro-brasileiros e Indígenas na Sala de Aula com o objetivo é fomentar junto aos (as) professores (as), gestores (as) e corpo técnico-administrativo com atuação nessa escola atividades que os possibilitem desconstruir as “imagens” negativas acerca das práticas culturais das pessoas negras e indígenas, de modo a tornar a sala de aula e a escola espaços pluricultural, portanto, de inclusão. O projeto se desenvolveu em 2016 através de 04 módulos, a saber: 1) História da África e das populações negras e indígenas no Brasil, 2) Culturas Afro-brasileiras e Indígenas, 3) Religiões Afro-brasileiras e Indígenas e 4) Literaturas Afro-brasileiras e Indígenas, o que possibilitou aos/as professores/as repensarem o currículo escolar, suas práticas pedagógicas e refazerem-nas.

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