.A construção do direito civil se garante pela autonomia da instrução e iluminação das ideias,
produzindo sucessão de conhecimentos sociais, econômicos e culturais. Dessa forma podemos
depreender que a desenvolvimento das sociedades democráticas parte da evolução dos conhecimentos,
consequentemente da produção educacional, como forma de preservação e agregação de valores que
rege a sociedade moderna. Dessa forma partimos para investigação sobre do uso de tecnologias no
processo educacional, objetivando avaliar o juízo dos professores quanto ao uso de tecnologias no
processo de ensino e aprendizagem, assim como, as posições dos mesmos frente a sua formação e
aplicação de metodologias com novas ferramentas pedagógicas. Essa investigação quanti-qualitativa,
instrumentalizada com aplicação de um questionário a 15 professores da rede estadual a Paraíba, 16 professores
da rede estadual do Ceará e 15 professores da rede municipal de Ibiara – PB. Identificamos que maior parte
dos professores já são adeptos dessas metodologias, mas que tem dificuldades em suas formações, assim
como são limitados por falta de capacitação continuada, ainda se há uma distância do ideal encontrado
na literatura, e práticas efetivas dos educadores, fato que ficou marcante nos discursos dos mesmos. Por
fim, esperamos que essa pesquisa contribua para uma reflexão sobre a prática profissional do professor,
em que não apenas avalie o uso das tecnologias, efetive se uso, e cobre de setores responsáveis, matérias
e formações para tal façanha. E que outros trabalhos mais aprofundados sejam realizados na região e
conseguirmos fazer uma educação melhor e consequentemente uma sociedade melhor.