DINIZ, Francisco Espedito et al.. Educação inclusiva: desafios e possibilidades. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47145>. Acesso em: 05/11/2024 03:42
O referido artigo discute aspectos relevantes sobre o tema da educação inclusiva e seus desafios e possibilidades para a inserção do aluno com necessidades especiais em sala de aula regular. Destacamos assim, um breve histórico da educação inclusiva e seus avanços na educação brasileira, os desafios da inclusão desses alunos em sala de aula, as possibilidades da inclusão dos alunos com necessidades especiais na escola/sala de aula, os benefícios para os envolvidos, e a importância do atendimento educacional especializado (AEE). O presente artigo tem por finalidade aprimorar os debates sobre a educação inclusiva no Brasil, levando o leitor a refletir acerca dos desafios e possibilidades de inserção do aluno com necessidades especiais no ensino regular, a partir da apresentação de resultados obtidos através de estudos sobre a temática. Para tanto por meio de uma pesquisa bibliográfica buscamos conhecer e ampliar as informações acerca do processo da educação inclusiva ao longo do seu percurso, do seu início aos dias atuais. A inclusão, no entanto, deve ser vista como uma oportunidade de inserir todos os alunos de forma igualitária nas instituições de ensino, sendo preciso um apoio coletivo dos governantes, das instituições filantrópicas, dos gestores, pais e dos docentes que estão em contato direto com os alunos, além do apoio do Atendimento Educacional Especializado, facilitando assim, o processo de inclusão.