Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR DOCENTES E DISCENTES ÀS PRÁTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO

Palavra-chaves: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, NARRATIVA DOCENTES, GRUPO FOCAL, SABERES ESPECÍFICOS, SABERES ESPECÍFICOS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49009
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2753
    "inscrito_id" => 3546
    "titulo" => "SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR DOCENTES E DISCENTES ÀS PRÁTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta recorte de uma pesquisa de doutoramento concluída.  Para este texto,  objetiva-se discutir sobre os sentidos e significados que professores formadores e licenciandos em matemática atribuem às suas ações formativas, no contexto da prática cotidiana da formação inicial que desenvolvem. O desafio foi investigue para compreender o que pensam e como agem professores formadores e licenciandos, sobremaneira em relação às suas ações desenvolvidas no processo de formação, tendo em vista a complexidade dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem dos alunos das escolas públicas brasileira, sobretudo em relação à matemática. Partindo deste objetivo e motivação, a discussão é permeada por movimentos reflexivos em torno de saberes docentes específicos e pedagógicos constituídos na experiência de ser e se tornar professor de matemática. Os sujeitos da pesquisa são três professores de matemática, uma professora das disciplinas pedagógicas e cinco licenciandos do último período do curso supracitado. Para a coleta dos dados empíricos, com os professores, a técnica utilizada foi entrevista semiestruturada; com os licenciandos, Grupo Focal. Os dados foram analisados sob o prisma qualitativo da análise textual discursiva e discutidos na perspectiva da abordagem narrativa.  Os resultados destacam que, as ações de formar e se formar para ensinar matemática reivindicam conhecimento específico e pedagógico aprofundado, e reflexão crítica em relação aos modos de trabalhar esses saberes; habilidades interventivas sobre questões sociais; resiliência e formação para além de saberes acadêmicos específicos e pedagógicos, os quais exercem papel importante em relação às ações e possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, NARRATIVA DOCENTES, GRUPO FOCAL, SABERES ESPECÍFICOS, SABERES ESPECÍFICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3546_10092018164829.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUSITONIA DA SILVA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "LUSITONIA"
    "autor_email" => "lusitonialeite@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49009
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2753
    "inscrito_id" => 3546
    "titulo" => "SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR DOCENTES E DISCENTES ÀS PRÁTICAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta recorte de uma pesquisa de doutoramento concluída.  Para este texto,  objetiva-se discutir sobre os sentidos e significados que professores formadores e licenciandos em matemática atribuem às suas ações formativas, no contexto da prática cotidiana da formação inicial que desenvolvem. O desafio foi investigue para compreender o que pensam e como agem professores formadores e licenciandos, sobremaneira em relação às suas ações desenvolvidas no processo de formação, tendo em vista a complexidade dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem dos alunos das escolas públicas brasileira, sobretudo em relação à matemática. Partindo deste objetivo e motivação, a discussão é permeada por movimentos reflexivos em torno de saberes docentes específicos e pedagógicos constituídos na experiência de ser e se tornar professor de matemática. Os sujeitos da pesquisa são três professores de matemática, uma professora das disciplinas pedagógicas e cinco licenciandos do último período do curso supracitado. Para a coleta dos dados empíricos, com os professores, a técnica utilizada foi entrevista semiestruturada; com os licenciandos, Grupo Focal. Os dados foram analisados sob o prisma qualitativo da análise textual discursiva e discutidos na perspectiva da abordagem narrativa.  Os resultados destacam que, as ações de formar e se formar para ensinar matemática reivindicam conhecimento específico e pedagógico aprofundado, e reflexão crítica em relação aos modos de trabalhar esses saberes; habilidades interventivas sobre questões sociais; resiliência e formação para além de saberes acadêmicos específicos e pedagógicos, os quais exercem papel importante em relação às ações e possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, NARRATIVA DOCENTES, GRUPO FOCAL, SABERES ESPECÍFICOS, SABERES ESPECÍFICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3546_10092018164829.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUSITONIA DA SILVA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "LUSITONIA"
    "autor_email" => "lusitonialeite@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta recorte de uma pesquisa de doutoramento concluída. Para este texto, objetiva-se discutir sobre os sentidos e significados que professores formadores e licenciandos em matemática atribuem às suas ações formativas, no contexto da prática cotidiana da formação inicial que desenvolvem. O desafio foi investigue para compreender o que pensam e como agem professores formadores e licenciandos, sobremaneira em relação às suas ações desenvolvidas no processo de formação, tendo em vista a complexidade dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem dos alunos das escolas públicas brasileira, sobretudo em relação à matemática. Partindo deste objetivo e motivação, a discussão é permeada por movimentos reflexivos em torno de saberes docentes específicos e pedagógicos constituídos na experiência de ser e se tornar professor de matemática. Os sujeitos da pesquisa são três professores de matemática, uma professora das disciplinas pedagógicas e cinco licenciandos do último período do curso supracitado. Para a coleta dos dados empíricos, com os professores, a técnica utilizada foi entrevista semiestruturada; com os licenciandos, Grupo Focal. Os dados foram analisados sob o prisma qualitativo da análise textual discursiva e discutidos na perspectiva da abordagem narrativa. Os resultados destacam que, as ações de formar e se formar para ensinar matemática reivindicam conhecimento específico e pedagógico aprofundado, e reflexão crítica em relação aos modos de trabalhar esses saberes; habilidades interventivas sobre questões sociais; resiliência e formação para além de saberes acadêmicos específicos e pedagógicos, os quais exercem papel importante em relação às ações e possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.