O presente trabalho é o resultado do Projeto de Iniciação Científica “ ‘A vida te obriga a estudar, se não, você não é nada’ – A escola como cárcere ou como prática da liberdade”, que teve como objetivo estudar por meio de análise de discurso crítica de entrevistas e questionários diferentes comportamentos de alunos e professores dentro e fora da sala de aula, de como o/a professor/a atua na sua profissão, como a/o aluna/o recebe isso, entre outros aspectos. A escola é um lugar em que passamos uma boa parte da nossa vida, e dependendo do ambiente pode fazer dessa grande experiência um desastre ou uma boa aprendizagem. A escola se torna um cárcere quando seu âmbito se torna similar à de uma prisão, onde somos toda hora controlados e aprisionados por diferentes questões de disciplina e obediência. Algumas pessoas olham para a escola como um lugar onde pessoas são condicionadas a realizarem performances em práticas sociais, visando se comportar bem e ter um melhor desempenho quando sua vida acadêmica acabar, mas diferente desse pensamento, compreendemos que a escola pode ser um espaço para a prática da liberdade, em que as pessoas podem construir ferramentas para serem livres, sendo capazes de fazer escolhas e trilhar o seus caminhos.