A preocupação com as questões financeiras do país na atualidade fez com que surgisse o interesse de investigar o nível da educação financeira da população. Tendo em vista questionamentos sobre esse enfoque, a pesquisa se propôs a analisar e detectar a influência da educação financeira na capacidade de decisão de estudantes universitários e verificar se eles sabem analisar os riscos e os custos-benefícios de suas escolhas. Portanto discorrer-se sobre construtores teóricos relacionados à educação financeira bem como a capacidade das pessoas de gerir suas finanças. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, pautada por um estudo de múltiplos casos a partir de entrevistas estruturadas. As entrevistas foram aplicadas a estudantes dos cursos de Administração e Ciências contáveis da Faculdade de Ciências de Timbaúba, foram enviados 50 questionários por e-mail, onde 20 foram respondidos. Obteve-se como resultado do estudo a constatação que parte dos entrevistados tem conhecimentos sobre métodos e meios de consumo, todavia esta não é uma questão igualitária e muitos apresentaram dificuldades em gerir suas finanças, devido à falta de consciência da necessidade de uma educação financeira adequada, a um público que necessita, sobretudo de tais informações. Para tanto foi possível concluir que o referente estudo encontrou um certo déficit de conhecimento sobre as questões financeiras levantadas nesta pesquisa.