Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS, STOP-MOTION, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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      tecnológica é imensa. Visando suprir essas dificuldades pedagógicas este trabalho fez uso de técnicas\r\n
      clássicas de animação para chamar atenção dos alunos do ensino fundamental para o ensino de\r\n
      ciências, mostrando a diversidade de recursos didáticos existentes e como lançar mão de um olhar\r\n
      mais aguçado para a educação formal. Os alunos do 6º ano tiveram através do conjunto de atividades\r\n
      elaboradas pelo estagiário do curso de ciências biológicas a oportunidade de trabalhar o uso das\r\n
      sessões de vídeo de desenho animado direcionadas de modo a extrair os saberes científicos-escolares\r\n
      de fontes presentes no dia a dia extraescolar do discente. Além disso, os alunos participaram de\r\n
      oficinas pedagógicas aprendendo o funcionamento de técnicas de animação como o stop-motion e\r\n
      dobradinha fazendo sempre a analogia da ideia de vida provocada pela animação usando o movimento\r\n
      como unidade básica vital de todo ser vivo. Ao fim das vivências os alunos responderam um\r\n
      questionário relatando sua experiência com o uso dos diversos recursos onde foram apontados o uso\r\n
      de vídeo e cartolina como os recursos mais utilizados em aula pelos seus professores e quanto as aulas\r\n
      ministradas durante o estágio supervisionado os alunos indicaram como mais proveitosas as aulas\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Uma das dificuldades encontradas no ambiente escolar atualmente é a falta de interesse dos educandos por um determinado conteúdo já que a disponibilidade de informação existente na era tecnológica é imensa. Visando suprir essas dificuldades pedagógicas este trabalho fez uso de técnicas clássicas de animação para chamar atenção dos alunos do ensino fundamental para o ensino de ciências, mostrando a diversidade de recursos didáticos existentes e como lançar mão de um olhar mais aguçado para a educação formal. Os alunos do 6º ano tiveram através do conjunto de atividades elaboradas pelo estagiário do curso de ciências biológicas a oportunidade de trabalhar o uso das sessões de vídeo de desenho animado direcionadas de modo a extrair os saberes científicos-escolares de fontes presentes no dia a dia extraescolar do discente. Além disso, os alunos participaram de oficinas pedagógicas aprendendo o funcionamento de técnicas de animação como o stop-motion e dobradinha fazendo sempre a analogia da ideia de vida provocada pela animação usando o movimento como unidade básica vital de todo ser vivo. Ao fim das vivências os alunos responderam um questionário relatando sua experiência com o uso dos diversos recursos onde foram apontados o uso de vídeo e cartolina como os recursos mais utilizados em aula pelos seus professores e quanto as aulas ministradas durante o estágio supervisionado os alunos indicaram como mais proveitosas as aulas onde foram exibidos desenhos animados, as oficinas de brinquedos de animação e aulas com recursos naturais como amostras de solo e animais detritívoros como os anelídeos.

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