Este trabalho apresenta um caso de motivação para a aprendizagem de física através da resolução na prática de dúvidas surgidas na sala de aula. Uma das grandes dificuldades no ensino de física é a distância entre os conceitos teóricos e as aplicações práticas destes conceitos. As aulas quase sempre acontecem apenas nas salas de aula e envolvem os conceitos e suas fórmulas, tornando-se maçantes para os alunos. Algumas vezes, porém, surge uma controvérsia que permite um debate mais profundo e que mostra aos alunos um vislumbre do método científico que atrai tantas mentes brilhantes à ciência. Um desses momentos aconteceu quando, corrigindo em sala uma de nossas provas, uma questão do ENEM que constava da mesma, referente ao conceito de diferenças na taxa de transmissão de calor de corpos brancos e pretos, foi objeto de polêmica durante sua resolução. Os alunos contestaram a resposta oficial e essa dúvida gerou um debate durante a aula, e não foi resolvida ao seu final. Resolvemos por fim fazer um experimento que simulasse o da questão. Utilizamos um microcontrolador arduino para realizar a captação dos dados de aquecimento e resfriamento. Os resultados mostraram a diferença entre a taxa de aumento e de diminuição de temperatura entre corpos brancos e pretos, mas surgiram novos questionamentos a respeito. O inesperado debate propiciou uma situação na qual os alunos espontaneamente procuraram aprender mais e despertou um interesse pelo assunto maior que o usual, mostrando como a união entre teoria e prática é um método eficiente de aprendizado.