O presente artigo se destina a descriçãodas intervenções realizadas na instituição Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor “José Soares de Carvalho”, tendo como base o livro didático, utilizando-o como paradigma para realização de debate em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os conhecimentos adquiridos e quais os métodos usados para trabalhar com o instrumento didático de uma maneira mais atrativa e possivelmente usando novas formas de apresentar os conteúdos facilitando o aprendizado e estimulando a participação dos alunos durante as aulas de geografia. A temática deste trabalho está centrada no seguinte problema: Como a didática do professor pode permear e incitar o processo de compreensão e argumentação crítica dos discentes? O quadro teórico adotado no desenvolvimento desta pesquisa centra-se em reflexões de FREIRE (1996), GADOTTI (2003), KIMURA (2006), KLEIMAN (2002) e MARINHO (2001). O estudo se assinala como uma análise de cunho exploratório, a qual utilizou revisão bibliográfica e pesquisa empírica por meio de intervenções em aulas. Os resultados apontam que houve maior participação dos alunos nos debates na sala de aula, pois é fato que em um ambiente escolar o processo de aprendizagem torne-se prazeroso, logo, tornando-se proveitoso.“Quando estimulado”.