Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONHECENDO A GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB, ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4628
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "CONHECENDO A GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB, ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é discutir o uso de vídeo-aulas como ferramentas a serviço do ensino da Geografia da cidade de Campina Grande, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/UEPB, Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvida no âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da produção e utilização de vídeo-aulas como ferramentas para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia nas turmas do Curso Técnico em Eventos oferecido na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, Campina Grande, PB. As vídeo-aulas visaram promover a construção/reconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar, a partir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as escalas local e global. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas, inserindo as vídeo-aulas na execução do programa da disciplina efetuada pela professora titular Maria Madalena de Paiva Vieira. Ficou evidenciado que a inserção de novas ferramentas didáticas na abordagem da geografia local chamou atenção do público para os conteúdos de Geografia, embora os vídeos não devam ser utilizados aleatoriamente, mas relacionados com os objetivos expressos para cada conteúdo do programa, acrescidos de uma carga crítica e reflexiva, a fim de possibilitar a leitura de mundo e do espaço vivido."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_21_41_27_idinscrito_1086_2f2cd87fab34fa55234f9f44ff0af606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON SILVA AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON AIRES"
    "autor_email" => "alissonn-silva@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4628
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "CONHECENDO A GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB, ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é discutir o uso de vídeo-aulas como ferramentas a serviço do ensino da Geografia da cidade de Campina Grande, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/UEPB, Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvida no âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da produção e utilização de vídeo-aulas como ferramentas para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia nas turmas do Curso Técnico em Eventos oferecido na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, Campina Grande, PB. As vídeo-aulas visaram promover a construção/reconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar, a partir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as escalas local e global. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas, inserindo as vídeo-aulas na execução do programa da disciplina efetuada pela professora titular Maria Madalena de Paiva Vieira. Ficou evidenciado que a inserção de novas ferramentas didáticas na abordagem da geografia local chamou atenção do público para os conteúdos de Geografia, embora os vídeos não devam ser utilizados aleatoriamente, mas relacionados com os objetivos expressos para cada conteúdo do programa, acrescidos de uma carga crítica e reflexiva, a fim de possibilitar a leitura de mundo e do espaço vivido."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_27_09_2013_21_41_27_idinscrito_1086_2f2cd87fab34fa55234f9f44ff0af606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON SILVA AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON AIRES"
    "autor_email" => "alissonn-silva@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o uso de vídeo-aulas como ferramentas a serviço do ensino da Geografia da cidade de Campina Grande, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/UEPB, Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvida no âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da produção e utilização de vídeo-aulas como ferramentas para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia nas turmas do Curso Técnico em Eventos oferecido na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, Campina Grande, PB. As vídeo-aulas visaram promover a construção/reconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar, a partir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as escalas local e global. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas, inserindo as vídeo-aulas na execução do programa da disciplina efetuada pela professora titular Maria Madalena de Paiva Vieira. Ficou evidenciado que a inserção de novas ferramentas didáticas na abordagem da geografia local chamou atenção do público para os conteúdos de Geografia, embora os vídeos não devam ser utilizados aleatoriamente, mas relacionados com os objetivos expressos para cada conteúdo do programa, acrescidos de uma carga crítica e reflexiva, a fim de possibilitar a leitura de mundo e do espaço vivido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.