Este estudo tem como objetivo identificar hábitos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades oral e de compreensão auditiva em um grupo de estudantes brasileiros de língua inglesa. A pesquisa buscou fundamentação na literatura de referência voltada para o desenvolvimento das habilidades oral e de compreensão auditiva. Com base no levantamento bibliográfico, foi desenvolvido um questionário de avaliação de hábitos de estudo e exposição ao idioma composto por 23 itens e aplicado a uma amostra de 201 estudantes classificada de acordo com nível de proficiência no idioma a partir da avaliação de 31 docentes. A matriz de dados resultante foi analisada através de estatísticas descritivas. Os dados obtidos indicam diferenças de efetividade dos hábitos e permitem a elaboração de um ranking de hábitos e atividades mais e menos úteis e efetivos na perspectiva dos estudantes fluentes. Os resultados apontam para contribuições concretas para a prática pedagógica e ajudam a filtrar e definir os hábitos de estudo e exposição ao idioma, discutidos no âmbito da Linguística Aplicada, que são mais relevantes e efetivos para os aprendizes e falantes locais.