LOPES, Débora De Oliveira et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48427>. Acesso em: 23/12/2024 10:17
O presente artigo tem por objetivo analisar a política de financiamento da educação superior no Brasil, dando enfoque ao financiamento da Pós-Graduação, que é realizada em sua maioria pelos órgãos de Fomento, destacando-se a CAPES e o CNPq. A Pós-Graduação exerce papel fundamental na formação de recursos humanos e produção de conhecimento capazes de impulsionar o crescimento de um país. O Brasil se situa em posição intermediária e ainda muito longe de alcançar os índices de países com maior capacidade tecnológica e de bom nível de ciência e conhecimento. Faz-se necessário, portanto, conhecer os órgãos de Fomento responsáveis pelo financiamento, manutenção e evolução dos Programas de Pós Graduação do Brasil. Para tanto, propõe-se uma análise histórica dos dois principais órgãos de fomento: A CAPES e o CNPq. Trata-se de uma pesquisa descritiva que se utilizou de levantamento bibliográfico e documental. Com essa metodologia pretende-se traçar, através de uma análise histórica, os caminhos percorridos pela CAPES e o CNPq desde sua criação até o papel atual desempenhado por ambos no fomento da Pós Graduação Brasileira.